Viale Moutinho e as lendas de Portugal
P-Qual a ideia que esteve na origem deste livro «Portugal lendário: Tesouro da Tradição popular”?
R-A minha ideia inicial era entregar aos leitores a possibilidade de conseguirem um panorama nacional no capítulo das lendas. Fiz a proposta ao Diário de NotÍcias, em que trabalhava, e o projecto foi posto em prática através de fascículos. A ideia realizou-se. Passado pouco tempo, a Reader’s Digest entendeu que poderia fazer uma edição para os seus associados. Ainda por cima com excelentes ilustrações de José Faria. Várias impressões se fizeram. Então, terminado o contrato, Portugal Lendário passou para o Círculo de Leitores, onde também teve várias impressões, mas com ilustrações de arquivo. Ou seja, o mercado dos leitores que comprava livros como associados dos clubes de leitores, ficou preenchida, pelo que a Temas & Debates entendeu, finalmente, colocar esta edição, revista e mais trabalhada, nas livrarias.
P-O livro percorre todo o nosso país, do Minho aos Açores: há temas recorrentes nas lendas que encontrou e nos conta?
R-Pareceu-me que a divisão administrativa por concelhos seria a ideal para a organização deste livro. Percorri o país e apenas em dois concelhos não fui servido, no entanto havia margem para encontrar espécies. A proximidade entre alguns concelhos obrigou-me a selecção de textos. Porém os textos que não estavam nas bocas do portugueses neste tempo já haviam sido recuperados por Teofilo Braga, Ataíde de Oliveira, quantos mais!
P-Podemos dizer que as lendas portuguesas são originais e muito diferentes das de outros países ou há semelhanças?
R-Temos, é certo, lendas peculiares, mas somos um país que andarilhou pela Terra, conheceu outras culturas. Estudou-as, trouxeram a sabedoria das lendas, adaptando-as a seu bel-prazer!
P-O que distingue a lenda de outros géneros como o conto popular ou a fábula?
R – Conquanto algumas vezes os cânones sejam atropelados e não damos com classificação bastante. De um modo simplista. As lendas assentam em factos reais, conquanto modificando-os, os contos são absolutamente inventados e as fábulas geralmente protagonizadas por animais moralistas!
P-Das dezenas de lendas que trouxe para este livro, há alguma que por ser estranha, original ou diferente o surpreendeu ou intrigou mais?
R-Na verdade, no lendário já nada me surpreende!
P-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Neste âmbito, retomar a colecção Tradições Populares Portuguesas, em publicação da Afrontamento e procuro amadurecer um plano, mas é cedo falar dele. Desculpará.
__________
José Viale Moutinho
Portugal Lendário-Tesouro da Tradição Popular
Temas e Debates 24,40€
José Viale Moutinho na “Novos Livros” | Entrevistas