Universidade de Aveiro: Gestão e marketing editorial em debate
“Livros & Negócios” é o tema de base das Jornadas de Gestão e Marketing Editorial que se realizam a 27 de Maio de 2011, das 10 às 18h, na Universidade de Aveiro (Sala de Actos da Reitoria).
O programa deste encontro distribui-se por três painéis. No primeiro, o debate incidirá sobre Cenários da edição em Portugal e contará com a presença de prestigiados editores portugueses, que falarão sobre realidades e questões várias ligadas à edição portuguesa da actualidade. Os conferencistas serão Carlos Pinto (Grupo Almedina), Guilherme Valente (Editora Gradiva), Rui Beja (antigo presidente do Círculo de Leitores e da Fundação Círculo de Leitores e também ex-presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) e Vasco Teixeira (Grupo Porto Editora).
No painel seguinte, o tema é “Em demanda do leitor”, numa sessão dedicada ao marketing do livro. Nela intervirão dois destacados profissionais do mundo da edição: Carla Oliveira (Orfeu Negro e Orfeu Mini) e David Ferreira (antigo director comercial da Fnac e actual director-geral do Grupo Babel), que darão a conhecer as suas perspectivas de comunicação editorial em tempos de grande «competição» pela atenção do leitor.
Finalmente, no terceiro painel, (“Dos livros aos ofícios do livro”), uma mesa-redonda em que antigos alunos do Mestrado em Estudos Editoriais da Universidade de Aveiro falarão sobre o seu percurso académico e profissional, sobre a sua entrada nos ofícios do livro e sobre os desafios do ingresso numa carreira ligada à edição de livros e jornais.
As Jornadas de Gestão e Marketing Editorial, enquadradas no Mestrado em Estudos Editoriais, são organizadas conjuntamente por dois departamentos e dois centros de investigação da Universidade de Aveiro: o Departamento de Línguas e Culturas, o Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, o Centro de Línguas e Culturas e a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas.
A iniciativa tem o apoio da empresa gráfica Norprint e do Grupo Portucel Soporcel, que se associaram à iniciativa.
__________
O programa deste encontro distribui-se por três painéis. No primeiro, o debate incidirá sobre Cenários da edição em Portugal e contará com a presença de prestigiados editores portugueses, que falarão sobre realidades e questões várias ligadas à edição portuguesa da actualidade. Os conferencistas serão Carlos Pinto (Grupo Almedina), Guilherme Valente (Editora Gradiva), Rui Beja (antigo presidente do Círculo de Leitores e da Fundação Círculo de Leitores e também ex-presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) e Vasco Teixeira (Grupo Porto Editora).
No painel seguinte, o tema é “Em demanda do leitor”, numa sessão dedicada ao marketing do livro. Nela intervirão dois destacados profissionais do mundo da edição: Carla Oliveira (Orfeu Negro e Orfeu Mini) e David Ferreira (antigo director comercial da Fnac e actual director-geral do Grupo Babel), que darão a conhecer as suas perspectivas de comunicação editorial em tempos de grande «competição» pela atenção do leitor.
Finalmente, no terceiro painel, (“Dos livros aos ofícios do livro”), uma mesa-redonda em que antigos alunos do Mestrado em Estudos Editoriais da Universidade de Aveiro falarão sobre o seu percurso académico e profissional, sobre a sua entrada nos ofícios do livro e sobre os desafios do ingresso numa carreira ligada à edição de livros e jornais.
As Jornadas de Gestão e Marketing Editorial, enquadradas no Mestrado em Estudos Editoriais, são organizadas conjuntamente por dois departamentos e dois centros de investigação da Universidade de Aveiro: o Departamento de Línguas e Culturas, o Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, o Centro de Línguas e Culturas e a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas.
A iniciativa tem o apoio da empresa gráfica Norprint e do Grupo Portucel Soporcel, que se associaram à iniciativa.
__________
Programa e inscrições no sítio: http://jgme.web.ua.pt