Um dia naquele solstício de Inverno
Um ano depois de “Mister Gregory”, Sveva Casati Modignani está de volta com “Um dia naquele Inverno”. Desta vez a autora visitou Portugal para a apresentação do novo livro, que contou com diversas sessões de autógrafos e até um jantar com os fãs mais fervorosos.
Sveva dispensa apresentações: é reconhecida como a grande senhora do bestseller italiano, tem livros traduzidos em 20 países, tendo já vendido 11 milhões de exemplares. “Baunilha e Chocolate”, “Desesperadamente Giulia”, “A Siciliana”, “6 de Abril de 96” e “A Viela da Duquesa” são apenas algumas das obras mais conhecidas da autora.
Em “Um dia naquele Inverno”, voltamos às personagens femininas, aos seus amores e desamores e às suas lutas internas.
Léonie é uma mulher bem casada, com uma família que adora e com uma vida profissional que a satisfaz inteiramente na fábrica de torneiras da família. No entanto, tem um segredo: um dia por ano em que vive outra vida, com outro homem. Todos os 22 de Dezembro, Léonie tira um dia para si própria e viaja até Varenna para passar o dia com Roger Bastiani, o homem que conheceu por acaso e com quem contacta exclusivamente nesse dia, no Hotel du Lac.
Trezentos e sessenta e quatro dias por ano, Léonie é feliz mas aquele dia perto do final do ano leva-a sempre a pensar “e se…?”. Este acaba por ser o maior dilema da personagem até que chega um ponto em que terá de optar: ou o marido, que sempre esteve ao seu lado, ou Roger, o homem que ama uma vez por ano.
Contudo, não é só de Léonie que vive o livro e até são as histórias secundárias que se revelam as mais interessantes e aquelas por que ansiamos saber mais. Como é costume, somos levados a conhecer o passado de todos os que rodeiam a personagem principal e acaba por ser a história de amor de Bianca e Amilcare Cantoni (os avós do marido) a mais bonita e comovente.
As relações entre a família Cantoni e a integração de Léoni é também um elemento muito bem conseguido, em que conseguimos sentir genuinamente o afecto que existe naquela família e entre as gerações.
“Um dia naquele Inverno” não é dos livros mais marcantes de Sveva, mas é uma belíssima história que nos prende da primeira à última página.
___________________________
Sveva Casati Modignani
Um dia naquele Inverno
Porto Editora, 16,60€