Teolinda Gersão: “Achei que deveria dar o meu contributo para que a personagem de Martha pudesse ser reconhecida”

[Fotografia: Homem Cardoso]
1-O que representa, no contexto da sua obra, o livro Autobiografia não escrita de Martha Freud?

R-O romance Autobiografia não escrita de Martha Freud  segue a linha do anterior, O Regresso de Júlia Mann a Paraty, na medida em que se ocupa de personagens reais, e todos os factos que refere são comprovadamente verídicos.  Mas a Autobiografia de Martha Freud vai mais longe, uma vez que apresenta os próprios documentos datados  –  referências e citações de cartas trocadas por ambos durante os quatro anos do noivado.

2-Qual a ideia que esteve na origem deste romance?
R-Quando li a correspondência de Freud e Martha, publicada pela primeira vez entre 2011 e 2019, achei que deveria dar o meu contributo para que a personagem de Martha, até aqui quase ignorada, pudesse ser conhecida, e do mesmo modo também a vida privada e o pensamento sem filtro de Freud. O livro traz sem dúvida algumas surpresas ao leitor, que terá acesso aos textos e poderá fazer o seu próprio juízo sobre ambos.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Ideias e projectos não me faltam, mas neste momento mal tenho tempo para responder a solicitações para entrevistas e eventos, que muitas vezes implicam deslocações. Este livro será apresentado pelo Prof. José Gameiro no dia 4 de Novembro às 18,30h no 6º piso do Corte Inglês, mas antes disso ainda irei à Biblioteca de Beja, à de Mafra, ao Porto de Encontro, e a Dublin. E vim há pouco de Zagreb e do Luxemburgo, para estar presente na Universidade de Aveiro e no Festival Literário de Melo. São muitas deslocações, em pouco tempo,  aproveit-aso para apenas tirar notas sobre o que me ocorre, para escrever mais tarde com vagar. Um intervalo destes também é positivo, mudar de ambiente, estabelecer contactos, trocar ideias e quebrar as rotinas dá mais vontade de regressar depois ao dia a dia e à escrita.
__________
Teolinda Gersão
Autobiografia não escrita de Martha Freud
Porto Editora  19,99€

Teolinda Gersão na “Novos Livros” | Entrevistas

COMPRAR O LIVRO