Sobreviventes
Após a morte da sua mãe, os irmãos Benjamin, Nils e Pierre são forçados a regressar à casa de férias da família, na floresta sueca, onde passavam os verões na sua infância. O ambiente familiar vai forçar estes jovens adultos a recordar memórias dolorosas e o dia do fatídico acidente que levou à dissolução da família.
Através de uma narrativa errante e fragmentada, na qual não se verifica linearidade espacial ou temporal, o leitor acompanha o crescimento dos três rapazes no seio de uma família muito disfuncional. Embora esta organização textual possa oferecer alguma confusão inicial, o estilo do autor é claro, direto e livre de devaneios, assemelhando-se à visão do mundo pela lente de uma câmara. Logo, quem lê este texto envolve-se com a intimidade de um grupo de jovens unidos por um segredo terrível e por uma série de experiências terríveis em comum. Todavia, o falecimento da mãe e a necessidade de realizarem o seu último desejo, obriga-os a confrontarem-se com a mágoa guardada e, consequentemente, a tornarem-se realmente adultos.
Finalmente, sugere-se algum cuidado ao enveredar por esta leitura, já que estão presentes descrições gráficas de tortura, violência doméstica, morte, alcoolismo, depressão, tentativa de suicídio e bullying. Assim, este não é um livro recomendado a menores de idade ou a pessoas particularmente sensíveis.
__________
Alex Schulman
Sobreviventes
Porto Editora 16,60€