Smarketing: Marketing Mobile em Portugal

1-O marketing mobile é o futuro ditado pela nossa excessiva dependência dos telemóveis?
R- O marketing mobile é o presente. No futuro, com a Internet das Coisas, espera-se que tenhamos muitos mais dispositivos inteligentes, comandados por voz, e talvez o smartphone perca a preponderância que tem no nosso quotidiano. Mas atualmente é uma enorme oportunidade para a comunicação e o marketing, é o único canal de comunicação que está ligado e próximo dos utilizadores 24 horas, 365 dias no ano, que é totalmente personalizado, e que a maior parte dos utilizadores valorizam e estão habituados a dar atenção. É uma oportunidade única para criar um diálogo one on one constante e dinâmico com cada cliente e potencial cliente. O atual contexto de pandemia Covid-19 está a demonstrar o quão importante são os canais mobile por serem a tecnologia mais presente nas nossas vidas. Num momento de isolamento social é, preferencialmente, através do mobile que as relações e os negócios continuam a ser mantidas e também que existe espaço para inovar.

2-Os casos práticos que usam são de empresas portuguesas: estamos na linha da frente em termos de qualidade e eficácia nas estratégias de mobile marketing?
R- Os critérios para selecionarmos os casos que apresentamos no nosso livro foi precisamente serem portuguesas e inovadoras, portanto sim, estão na linha da frente. Mas ao focarmo-nos no mercado Portugal, mais do que “estar na linha da frente”, queríamos demonstrar o quanto é importante que estas soluções tecnológicas sejam adaptadas ao contexto e à cultura, sejam totalmente personalizadas, em vez de massificadas. Podemos aprender muito com inovações vindas de outros contextos, da mesma forma que acreditamos que outros profissionais e empresas possam aprender com estas experiências portuguesas.

3-Que novas tendências podem ser descobertas com a leitura do vosso livro?
R- Mais do que a aprendizagem de novas tendências, o nosso livro vem reiterar tendências que já são conhecidas e estão presentes no mercado, mas que muitas vezes são dadas por garantidas ou minimizadas. Uma delas é que as inovações com mais sucesso são as que nascem da identificação de necessidades dos consumidores e lhes respondem. O smartphone tem um enorme potencial para tornar o quotidiano dos utilizadores mais fácil, e todas as inovações com sucesso que estudámos o fazem. Outra tendência incontornável é a personalização. Há tanta oferta no mercado, que cada utilizador só tem tempo e paciência para o que é relevante para si, no momento certo. Uma tendência menos óbvia mas que é evidente nos casos que estudamos é que é vital que a liderança dê o exemplo e promova uma cultura organizacional ágil e propícia à inovação, à experimentação e à aprendizagem com o erro para que as ideias fluam e sejam implementadas em tempo útil. O livro sistematiza muitas destas tendências através da proposta de um método, ou conjunto de princípios – a que chamámos os 7 Is do Smartketing, que devem orientar qualquer estratégia atual. O marketing agora deve ser smarketing.
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Inês Teixeira-Botelho/Patrícia Dias
Smarketing: Como o Mobile Marketing está a Mudar Portugal
Edições Sílabo  14,30€

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