Salazar: uma história incrível
Em 1968, António Salazar cai da cadeira onde se sentara para proceder a uma pedicure. Consequentemente, bate com a cabeça numa pedra e, posteriormente, sofre um AVC. Médicos e políticos não esperavam que ele sobrevivesse ao internamento. Assim, escolhem Marcelo Caetano para o substituir. Contudo, este vive até 1970, nunca sabendo que já não chefia a nação portuguesa. Este livro explora a os hábitos quotidianos do Presidente do Conselho de Ministros, a relação entre Salazar e Franco, as torturas da PIDE, a fuga do Forte de Caxias, as relações amorosas do presidente e, sobretudo, os anos que antecederam à sua morte, quando já não dominava o país e não sabia.
“A Incrível História de António Salazar” é da autoria de Marco Ferrari, um jornalista italiano que tomou conhecimento da ditadura portuguesa e da Revolução dos Cravos através da amizade com alguns exilados políticos portugueses em Itália. Para redigir esta obra, recolheu cerca de vinte mil testemunhos de vítimas da PIDE e estudou profundamente a biografia de Salazar, visitando locais emblemáticos, como Santa Comba Dão e o Palácio de São Bento. Neste sentido, o texto apresentado reflete o estilo sagaz e acessível, mas profundo do jornalismo literário, sendo uma leitura ideal para quem quer treinar a leitura em língua portuguesa ou para os mais jovens que não podem ter o prazer de ouvir estas histórias narradas pelos parentes idosos.
Em suma, este livro não trará novidades ao leitor mais avisado que, com certeza, conhece estas histórias já narradas em vários documentários, entrevistas e programas de rádio. Todavia, estamos perante uma leitura ideal para que os mais jovens se confrontem com alguns dos episódios mais negros da História nacional.
__________
Marco Ferrari
A Incrível História de António Salazar
Objectiva 16,60€