Roger Scruton e a filosofia
O filósofo Roger Scruton, desaparecido em 2020, é uma figura incontornável no pensamento filosófico do século XXI. Os seus livros são importantes e úteis ensaios que permitem incursões pelos grandes temas que, ao longo do séculos, muitos pensadores abordaram.
Com Roger Scruton, mais do que revisitar esses autores, podemos descobri-los devidamente enquadrados e com uma visão ampla baseada na dúvida e na pertinência das muitas questões colocadas sobre Deus, a Moral, o Tempo, a Liberdade, a História ou o Sexo.
A aliás, o filósofo fez questão de sublinhar (no seu agora editado Guia de Filosofia para Pessoas Inteligentes) que “a filosofia surge, portanto, de dois modos contrastantes: primeiro, tentando completar o “Porquê?” da explicação; em segundo lugar, tentando justificar os outros tipos de “Porquê?” — o “Porquê?” que procura uma razão, e o “Porquê?” que procura um sentido. A maioria dos ramos tradicionais da disciplina deriva destas duas tentativas, a primeira delas desesperada, a segunda a nossa melhor fonte de esperança.”
Um autor a descobrir sem pressa. Mas com a perspectiva clara de ser ao mesmo tempo um guia e um provocador que nos pode acompanhar por muito tempo sem nunca nos prender antes possibilitando novas leituras e outras ideias.
__________
Roger Scruton
-Guia de Filosofia para Pessoas Inteligentes
-Beleza: Uma Muito Breve Introdução
-Breve História da Filosofia Moderna
-Como Ser Um Conservador