RELI: a opção das livrarias independentes
A RELI-Rede de Livrarias Independentes congrega mais de 80 livrarias independentes e alfarrabistas numa parceria inédita para conquistar e fidelizar leitores.
Um serviço e um projecto para apoiar e dinamizar um sector fustigado pelas restrições da pandemia. Diríamos mesmo uma excelente ideia que vale a pena conhecer. Óptimo para a compra de livros novos e também funciona para ajudar a encontrar livros antigos pois tem um excelente serviço de pesquisa.
Vale a pena experimentar. Entretanto falámos com Rosa Azevedo, Vice-Presidente da RELI que se mostra muito confiante no sucesso e no futuro desta iniciativa.
__________
1-Como surgiu a ideia de criar a RELI-Rede de Livrarias Independentes?
R- A ideia já existia há algum tempo, na cabeça de vários livreiros, o primeiro confinamento foi o impulso que precisávamos para avançar, uma vez que se adivinhavam tempos duros para as livrarias.
2-Qual foi a reacção inicial dos livreiros(e alfarrabistas) à ideia?
R- Foi óptima desde o primeiro dia, todos sentiam falta de alguém que os representasse, para que a força fosse maior.
3-Ao fim destes meses, que realidade é hoje esta rede no mercado livreiro em termos de adesões e de expressão ao longo do país?
R- Neste momento somos quase 80 livrarias, um pouco por todo o país, Portugal Continental e ilhas, mais propriamente Açores. Enquanto rede queremos chegar ao maior número possível de pessoas, estamos de portas abertas a todos os que se queiram juntar. é importante para nós sentir representatividade e variedade nos nossos associados.
4-E os leitores: como têm acompanhado o projecto?
R- Tem sido uma experiência interessante porque a RELI permitiu que um maior número de leitores tomasse consciência da quantidade de livrarias que existe, nomeadamente nas suas zonas de proximidade. Agora começa a ser comum os leitores referirem-se às livrarias independentes referindo a RELI, o que para nós nos agrada muito.
5-A RELI é um projecto continuar depois do confinamento e de passados os problemas derivados da pandemia?
R- Completamente, este projecto não existe pela Pandemia, ela foi apenas o seu motor de arranque. Temos muitos projectos e ideias e queremos que os livreiros independentes tenham sempre quem os representante, sempre que necessário.
6-A RELI no futuro: que ideias ou serviços estão na vossa mente para desenvolver este projecto e aprofundar esta ideia?
R- Temos alguns projectos que têm, na sua base duas ideias principais – ajudar os livreiros a sobreviver em momentos de crise e valorizar e incrementar a importância do livreiro na cultura e no desenvolvimento de um país. Aliás, as duas ideias estão, sempre, de mãos dadas.
_________
Web: www.reli.pt
_________
Web: www.reli.pt