Reler os clássicos
Nem sempre conseguimos encontrar os livros (ou os autores clássicos) nas livrarias. As edições estão esgotadas e, eventualmente, só se encontram em alfarrabistas.
Felizmente, algumas obras conseguem ultrapassar a “ditadura” dos best-sellers e encontram o seu novo espaço no catálogo de uma nova editora.
Para quem gosta e anseia este tipo de leitura, a Guerra e Paz tem vindo a fazer um verdadeiro serviço público com a sua colecção “Clássicos” em que já editou cerca de quatro dezenas de títulos. Os mais recentes são: Moby Dick (Herman Melville), O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde), Sermão de Santo António aos Peixes (Padre António Vieira) e Feira dos Anexins (D. Francisco Manuel de Melo).
Nos últimos anos a colecção conta ainda com obras de referência da literatura em língua portuguesa e da literatura estrangeira: O Grande Gatsby (F. Scott Fitzgerald), Os Maias (Eça de Queiroz), O Alienista (Machado de Assis), Mensagem (Fernando Pessoa), Orgulho e Preconceito (Jane Austen), As Viagens de Gulliver (Jonathan Swift), A Volta ao Mundo em 80 Dias (Júlio Verne), Madame Bovary (Gustave Flaubert), entre outros.
Finalmente, mas não menos importante: o preço é acessível e a edição é muito cuidada. Vale a pena procurar.