Paulo Nogueira: “O meu novo romance é o mais maduro e complexo de todos”

1-O que representa, no contexto da sua obra, o livro «Era uma vez tudo»?
R-Creio que todo autor gosta de pensar que a sua obra mais recente é a melhor, pois será um sinal de que continua a evoluir. Pelo menos penso assim. Daí que, sem desvalorizar nenhum dos oito anteriores (bem pelo contrário), considero que este meu novo romance é o mais maduro e complexo de todos. Até pelo seu âmbito: são nada menos que dez protagonistas, muito diferentes entre si e cada um com seu arco narrativo e dramático singular e prismático. Mas, como se trata de um romance e não de contos, todos eles interagem entre si e se influenciam reciprocamente. Como é um romance que fala de literatura, quis também nele expressar a minha paixão (oxalá que correspondida) a esta arte, exaltando a imaginação ficcional com essa exuberância de peripécias e de protagonistas.

2-Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R-É relativamente frequente ficcionistas criarem personagens escritores – o que pode ou não refletir uma certa indolência da imaginação. Como nos meus romances anteriores evitei essa complacência, talhando personagens das mais diversas áreas, achei que já tinha algum crédito. Daí que este romance apresente dez protagonistas dos mais diferentes perfis que querem escrever narrativas de ficção, mas cada um deles num género literário diferente: intimista, policial, ficção científica, mangá, histórica, etc. O contexto baseia-se em parte na minha própria (longa e gratificante) experiência como professor de Escrita Criativa, e até nalguns alunos reais que tive.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Agora em Maio a editora Guerra & Paz publica o meu novo livro, um ensaio de não-ficção, intitulado “O Cancelamento do Ocidente (A sociedade que criou a democracia e o Estado de Direito está a autodestruir-se. Como? Porquê?)”. Mas um escritor nunca para de escrever. Por isso, já estou a imaginar, a devanear com umas ideias ainda muito embrionárias para o meu próximo romance. É assim que começa…
__________
Paulo Nogueira
Era uma Vez Tudo
Guerra e Paz  19€

Paulo Nogueira na Novos Livros | Entrevistas

COMPRAR O LIVRO