Paulo José Miranda: Um pedaço de futuro puro

CRÓNICA
| Rui Miguel Rocha

Um homem que queria ser livro e que o conseguiu pelos outros. Mesmo sabendo que “uma vida não é um livro, não se pode escrever mais nenhuma.” Ou pode? “As nossas vidas mudam sempre até ao fim. Mudam. Sempre. Como um romance que se escreve.”
Como lidar com a morte, com a responsabilidade da vida e com Deus. Com a vida: “a vida começa com gritos de dor de ambos os lados”, mas também “não passa de um animal selvagem, que é preciso domar.” A responsabilidade atravessa todo o livro “só a responsabilidade retira a possibilidade do caos.”
As nossas perdas que nos incompletam, que nos fazem morrer antes do tempo “e quando o mundo se parte, não se pode consertar nem colá-lo.”
Os amigos que nos dissecam: Helder Macedo, Fernando Gil, Ruth Munzer, Adin Herzog, Milan Mundera, Steiner. E o judaísmo que persegue os judeus na “paz”e na guerra Kafka, Pessoa? “Quem vive em plena guerra cospe no passado.” Por isso “o bem não acontece a todos da mesma maneira, ainda que sempre aconteça, nem que seja por uma fagulha de tempo.” Falhas de comunicação, comunicação a mais “os homens ainda não formam uma só humanidade.”
Os mares da vida de Vera Klein, filha adoptiva de Aaron, também com as suas perdas, os mares como estados de espírito: Egeu, Mediterrâneo, de Mármara, o Mar Negro, o Mar Morto. “Quanto mais vivo num lugar, mais morro quando o deixo.”
Seguindo “A morte sem mestre” do Herberto, é sabido que “se a vida ensinasse alguma coisa, chamar-lhe-íamos mestre.” Haverá destino? Predestinação ou responsabilidade?
Não encontro narrador para este livro, não encontro o autor, mas está lá: “todo aquele que escreve tem de ser visto aos olhos de si mesmo como uma criança que falta à escola.” E o oposto de escritor: “um homem com uma arma na mão não vai escrever um poema.”
O que é preciso para viver, o que é preciso para ser feliz? Os livros bastam ou “um mais zero dá uma solidão por muitos anos”? Resta-nos tentar ser “um pedaço de futuro puro.” E assim por diante. Gostei muito.
__________
Paulo José Miranda
Aaron Klein
Abysmo  18€

COMPRAR O LIVRO