Palestina/Israel: Conflito interminável mas explicável

CRÓNICA
|J. A. Nunes Carneiro

O conflito que opõe o povo palestiniano a Israel tem dezenas de anos. Apesar de já se terem escrito milhões de palavras sobre este problema,  cada vez nos parece mais complexo; e com as inúmeras informações (e contra-informações…) de ambos os lados da barricada, estamos, no mínimo confusos.
Surgiram, recentemente, dois livros que de forma diferente se propõem clarificar as múltiplas e entrelaçadas questões históricas, culturais, políticas e sociais que estão na base do conflito.
Numa questão tão extremada como esta, será possível encontrar um equilíbrio que permita uma visão mais ampla e informada em vez de uma simples tomada de posição a favor ou contra um dos contendores? Estes dois livros, ainda que muito diferentes e, em alguns pontos, dissonantes ou até contraditórios entre si merecem uma leitura atenta. Porque permitem ouvir duas vozes bem informadas mas não neutras. Não neutras mas também sem um enviesamento radical que reduzisse a credibilidade.
A sugestão aqui fica: a melhor solução é ler as duas de forma desapaixonada e absorver de forma crítica a imensa informação que ambas têm. Uma coisa é certa: no final da leitura estamos mais esclarecidos. E isso é o primeiro passo para estruturar uma opinião consistente e não dogmática.
__________
Ilan Pappé, Dez Mitos sobre Israel
Edições 70
COMPRAR O LIVRO

Daniel Sokatch, Israel
Bertrand
COMPRAR O LIVRO