Jorge Barroso | Abraça-me com a tua Sombra
@font-face {
font-family: “MS 明朝”;
}@font-face {
font-family: “MS 明朝”;
}@font-face {
font-family: “Calibri”;
}p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal { margin: 0cm 0cm 0.0001pt; font-size: 11pt; font-family: Calibri; }.MsoChpDefault { font-family: Cambria; }div.WordSection1 { page: WordSection1; }
1 – O que representa no contexto da sua obra o livro “Abraça-me com a tua sombra”?
R: Este é o meu 4º. romance, mas que guardo uma importância extrema, uma vez que centro esta história de amor num dos lugares de sonho e de magia no Alto Alentejo, às abas da Serra d’Ossa. É neste lugar solitário e apaixonante que a força da paixão entre um jovem de 14 anos e uma mulher de 45 anos se torna profundamente marcante. Uma história lírica e romântica de uma grande amizade limitada às consequências do ódio, da droga, do divórcio e também da descoberta do sexo. Um relato comovente e nostálgico inspirado também em certas realidades.
2 – Qual a ideia que esteve na origem do livro?
R: Neste projecto de escrita, ocorreu-me a ideia de fugir um pouco à regra do romance histórico (“0 Último Lusitano” – 2004 /”Filhos do Trovão”-2009) – já editados e (“O verbo da Vida”/”Pátria Celeste”) – em gaveta.
Foi a partir do romance “Abraça-me com a tua sombra”, editado pela Estrofes & Versos que nasceram novos projectos literários do mesmo género, como é o caso do romance “Onde estás meu filho?” – editado em 2010 pela mesma editora e o romance “De Longe te hei-de Amar”, no prelo. É uma escrita diferente! São romances de amor com histórias quase verdadeiras, com angustias e decepções, lutas ardentes contra paixões, enfim. Um tema que agrada aos leitores e que se lê num fôlego. Facilmente assimilável e… fascinante. Das obras editadas e por editar (romance-poesia-conto infantil/infanto-juvenil) talvez seja este o género que trabalho com maior facilidade, embora o romance histórico seja o meu preferido.
3 – Pensando no futuro: O que está a escrever neste momento?
R: Desde a minha juventude que me orgulho em dizer que os meus projectos literários nunca mais se acabaram. Fiz o meu 1º. livro de poemas – “Tocar o Invisível” aos 18 anos, e hoje, afirmo com enorme satisfação (embora tenha sido uma luta desesperada) que tenho uma vasta obra em gaveta, (além dos 4 romances editados), em géneros literários que aos poucos estão a ver a luz do dia.
Escrevo compulsivamente; escrevo todos os dias e isso me dá gozo e felicidade; incentivo e muita imaginação. Como tal, tenho para este ano vários projectos que por mim estão prontos a poderem realizar-se. Tudo tem a ver com a editora com que trabalho de momento. Creio que neste 2011 sairá o 1º. livro da trilogia “AVÉ LÚCIFER”, cujo título é o livro “A Ordem Sagrada”. Uma obra fascinante entre anjos caídos, homens, Deus e todas as forças do mal.
Como o romance “De Longe te hei-de Amar” está no prelo, com revisão feita e capa escolhida, poderá também vir a ser editado ainda este ano. Um outro de poesia com o título “Rasgar o Coração” será lançado talvez para o final do ano e creio ainda lançar algum livro infantil com ilustração minha também já entregue na mesma editora. Neste momento estou a escrever o 2º. livro da trilogia, com o título “A Fronteira Impossível”.
Poderão ainda obter mais informações sobre os meus projectos de escrita e pintura em:
www.jorgemrbarroso.wordpress.com e blog de pintura impressionista e neo-surrealismo abstracto em: www.explosao-de-cores.blogspot.com
__________
Jorge Barroso
Jorge Barroso
Abraça-me com a tua Sombra
Editora Estrofes & Versos