Norberto Veiga: “Uma visão da literatura que se escreve em Trás-os-Montes”
1-Qual a ideia que esteve na origem deste livro «Tonalidades da Literatura Transmontana»?
R- Este livro é a continuação do primeiro «Escritas do Nordeste Ensaios e Recensões sobre Autores Transmontanos» (2017), dividido em duas secções: narrativa e poesia. Nos dois livros analisam-se obras de autores nordestinos vivos, poetas, contistas, dramaturgos e romancistas. O primeiro livro apresenta 15 ensaios que escalpelizam obras de 9 autores; o segundo, «Tonalidades da Literatura Transmontana», é enformado por 15 recensões sobre obras de 9 autores, apresentando uma estrutura tríade: Poesia, Narrativa, Drama e Ritos. Numa perspectiva global, o desiderato que presidiu à publicação destes livros foi proporcionar ao leitor uma visão da literatura que se escreve em Trás-os-Montes, e dar a conhecer e divulgar, ou seja, levar mais longe a escrita destes autores.
2-Do seu ponto de vista, quais são as principais tonalidades da literatura transmontana?
R- As vozes dos escritores transmontanos, abordando temáticas universais, apresentam também, como traço distintivo, algumas marcas autóctones e endógenas que são uma mais-valia e um atractivo extra para o leitor. Elenco algumas dessas especificidades: uma completa simbiose entre o escritor e a terra e uma maneira muito «sui generis» de com ela se relacionar; as preocupações com o património imaterial, presente nas manifestações milenares, que atestam a especificidade desta região; o riquíssimo património literário oral, patente em aforismos, provérbios, máximas, vocábulos e expressões características da região; e, por fim, a grande panóplia de manifestações e ritos festivos, em especial as imemoriais festas hiemais. Tudo isto resulta num excelente caldo cultural que enriquece e valoriza o processo criativo e literário dos escritores transmontanos, que, desta forma, vai perpetuando o vasto e rico património imaterial da região.
3-Para conhecer a essência destas tonalidades, que autores e obras seriam as suas sugestões de leitura indispensável?
R- Felizmente, há no Nordeste Transmontano um bom punhado de escritores cuja obra merece ser lida e relida. No entanto, como os autores estudados obedecem ao pecado capital do gosto, só posso recomendar aqueles sobre os quais me debrucei, ressalvando que há outros bons escritores que são merecedores da atenção do público, mas cuja obra ainda não tive oportunidade de analisar mais detalhadamente. Nessa conformidade, recomendo, apenas, autores por mim trabalhados: Miguel Torga – em especial a poesia, os contos, o diário e as peças dramáticas – cuja totalidade da obra tive oportunidade de dissecar e compilar num livro que lançarei muito em breve; A. M. Pires Cabral – a poesia, os contos e os romances; e Ernesto Rodrigues – os romances e a poesia.
__________
Norberto Veiga
Tonalidades da Literatura Transmontana
Guerra e Paz 15€