Neuromitos sobre o nosso cérebro

Com o advento das redes sociais, a propagação de notícias falsas tem vindo a acelerar-se. A isso soma-se a falta de literacia científica da sociedade em geral e a celebração das pseudociências nos media tradicionais. Assim, é cada vez mais difícil distinguir factos de mitos e estar informado de modo saudável e equilibrado.

Neste contexto, Alexandre Caldas e Joana Rato, consagrados especialistas na área da neurologia, explicam, com uma linguagem acessível e bem humorada, o funcionamento do cérebro, os modos de aquisição de conhecimento e os mitos históricos ligados à inteligência e à aprendizagem.

Deste modo, partem dos estudos de Galeno e Leonardo Da Vinci para demonstrar que as falsas concepções sobre o aparelho cognitivo têm raízes históricas profundas. Posteriormente, são estudados os mitos contemporâneos. Já no último capítulo, os autores, generosamente, partilham algumas sugestões sobre como detetar fake-news e aumentar a literacia científica.

Finalmente, recomenda-se este livro a todos os pais e educadores que querem contribuir para uma sociedade mais consciente e informada, onde os factos têm lugar central na discussão pública.

Deixam-se aqui alguns mitos explorados pelos autores e que temos a certeza de que vão deliciar os leitores: 1- Vacinas causam autismo. 2- O tamanho do cérebro influencia o QI. 3- Mindfullness torna-nos mais inteligentes. 4- Excesso de açúcar deforma o cérebro. 5- A gaguez é provocada pelos sustos. O uso de telemóveis causa tumores no cérebro.
__________
Alexandre Castro Caldas/Joana Rato
Neuromitos. Ou o que Realmente Sabemos sobre Como Funciona o nosso Cérebro
Contraponto  15,50€

COMPRAR O LIVRO