“Não há processo terapêutico sem diálogo”
1-Qual a ideia que esteve na origem deste livro “Psicoterapia na Torre de Babel”?
R-Este livro parte do reconhecimento da importância do diálogo da psicoterapia com outras dimensões do conhecimento. Esta ideia está bem expressa no título escolhido. A Psicoterapia na Torre de Babel remete-nos para a diversidade e para a importância das interfaces com outras línguas e realidades. Não para encontrarmos uma língua comum, mas para, no reconhecimento da diversidade, gerarmos um diálogo potencializador da descoberta da riqueza dos diferentes olhares sobre a pessoa humana. E aí, como é referido no prefácio deste livro, a partir de Edgar Morin, potencializar o conhecimento da complexidade. Não para reduzir as diferenças, mas para contribuir para a sua elaboração e através desta levar ao enriquecimento da própria psicoterapia
2-O livro evidencia a capacidade de a psicoterapia dialogar e fazer pontes com outras áreas como a arte, a política, a comunicação social ou as ciências da vida: de que forma essas interações enriquecem a intervenção dos técnicos e beneficiam os seus clientes/pacientes?
R-A psicoterapia é uma técnica de intervenção psicológica, cientificamente informada, que passa pelo diálogo. Não há processo terapêutico, sem diálogo. É este, nas suas diferentes dimensões de significado, afeto e relação, que está na base da mudança. Mas este diálogo só é fecundo, se abranger a diversidade da individualidade do outro nas suas múltiplas vivências e interações com o mundo. O diálogo da psicoterapia com outros saberes abre portas, torna-a mais fecunda, porque permite uma compreensão mais ampla da humanidade na sua diversidade de manifestações. Sem esta compressão, a psicoterapia ficando fechada em si própria, perdendo a sua riqueza e o seu potencial de transformação.
3-Num momento em que tanto se fala do agravamento de vários problemas (depressões, ansiedade, excessivo consumo de alguns tipos de medicação, etc.) esta visão abrangente e alargada pode ser um contributo para a melhoria da saúde mental dos portugueses?
R-A saúde mental é um conceito amplo que vai para além da ausência de doença incluindo a ideia de bem-estar. Este, para além da satisfação com a vida, pressupõe a possibilidade de desenvolvimento pessoal, que passa por uma compreensão cada vez mais ampla do mundo, na sua diversidade e complexidade. E é também isso, que esperamos que este livro convoque em cada um dos seus leitores: a abertura a outras perspetivas, outros olhares, enriquecedores da sua compreensão da vida e logo de si próprio.
__________
Constança Biscaia/David Dias Neto
Psicoterapia na Torre de Babel
Edições Sílabo 16,50€