Miguel Morgado: “A Europa tem de reinterpretar o seu lugar no mundo”

1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu livro Guerra, Império e Democracia. A Ascensão da Geopolítica Europeia?
R-A ideia de que a geopolítica é um simultaneamente uma prática, uma perspectiva de análise e uma condição histórica. E interessava-me analisar a especificidade da geopolítica europeia no preciso momento histórico em que ela desliza para um declínio relativo inequívoco, depois de pelo menos 400 anos de acentuado domínio sobre as restantes regiões do mundo. No fundo, é um livro que não podia ser escrito antes deste momento histórico pois só agora é que todas as articulações e declinações se tornaram claras. Ou mais claras.

2-Ao longo do livro, referencia e enquadra um conjunto alargado de momentos históricos através de uma visão de matriz europeia: de que forma esse olhar se distingue no plano mundial?
R-De muitas formas. Tento analisar algumas pela sua riqueza, especificidade e complexidade. Exemplos: a origem grega da geopolítica europeia, a dialectica das duas formas políticas que marcam a sua formação (o império e a democracia), a configuração cristã que introduz elementos novos e historicamente dinâmicos, a criação de uma superpotência nova (os EUA) e a conjugação de uma forma política moderna com uma forma económica moderna (o mercado ou o capitalismo).

3-Nos dias de hoje, com uma guerra imprevisível em curso no seu seio, com o peso e a predominância dos EUA e da China (para já não falar de outras potências emergentes), que papel poderá ter a Europa?
R-A Europa tem de reinterpretar o seu lugar no mundo, diante do declínio que documento, diante dos desafios que enfrenta no médio e no longo prazo, desde a questão demográfica até à tecnológica. E essa reinterpretação terá de ser levada a cabo colocando a defesa dos valores históricos europeus num mundo que em parte os absorveu nos últimos dois séculos, em parte pretende agora emancipar-se deles – o que não seriam boas notícias para o futuro da democracia, dos direitos humanos, de uma certa concepção europeia da vida no mundo.
__________
Miguel Morgado
Guerra, Império e Democracia. A Ascensão da Geopolítica Europeia
D. Quixote  18,80€

COMPRAR O LIVRO