Michael Palin a espreitar para dentro da Coreia do Norte

Após participar em dezenas de filmes e sketches humorísticos com o grupo britânico Monty Python, Michael Edward Palin, com 72 anos, lança-se numa nova aventura com o objetivo de conhecer as zonas mais recônditas do nosso planeta. Assim, vai explorar 94 países e escrever diários de viagem repletos de fotografias e depoimentos de habitantes locais.

Esta viagem à Coreia do Norte inicia-se com uma proposta de um canal de televisão do Reino Unido que visa construir uma mini-série sobre o país. No entanto, quando os técnicos de filmagem e Michael atravessam a fronteira entre a Coreia e a China, deparam-se com várias restrições ao seu projeto e com uma equipa do Ministério de Turismo preparada para os acompanhar e controlar toda a sua produção artística. Mesmo assim, durante os dez dias que duram as filmagens, os viajantes aproximam-se e divertem-se juntos, apesar das suas diferenças. Neste contexto, visitam a capital Pyongyang, os monumentos em honra aos Grandes Líderes, as zonas rurais e agrícolas e o sagrado Monte Paektu.

Durante estes passeios turísticos limitados pelas autoridades, Palin entrevista militares, professores, operários e funcionários do Estado, tentando perceber quais as suas opiniões face ao regime comunista, à autoridade do seu chefe estatal e às relações internacionais com os países do ocidente.

Contudo, todos os participantes se mostram desconfortáveis com estas perguntas, apoiando, incondicionalmente Kim Jong-Un e exibindo um estilo de vida confortável, apesar da austeridade.

Em suma, este é um livro para curiosos dispostos a abandonar estereótipos e a descobrir, através dos olhos do autor e dos seus companheiros, uma Coreia do Norte que não se baseia apenas em práticas autoritárias e de propaganda.
__________
Michael Edward Palin
Diário da Coreia do Norte
Bizâncio  18€

COMPRAR O LIVRO