Maytê Carvalho: “A linguagem e a realidade estão ligadas de uma forma dinâmica”
1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu livro “Persuasão”?
R-A princípio me parecia ser muito mais sobre desenvolvimento pessoal e individual, mas hoje vejo a ideia original como uma ferramenta de mudança social e de interpretação crítica e reflexiva do momento que vivemos. Somos persuadidos pela imprensa, pelos políticos, pela publicidade, todos os dias, pelo que devemos estar atentos e vigiar para que não sejamos manipulados. No final, gostaria muito que o leitor pudesse exercer uma leitura crítica de um jornal, de uma notícia, quando for confrontado com uma publicidade televisiva. E reflectir: o que é isto? Provoca-me? Seduz-me? Por que foi usada determinada palavra? Qual a agenda política do emissor da mensagem? Paulo Freire dizia que a leitura do mundo deve preceder a leitura da palavra, por isso é extremamente necessária uma educação que permita a análise da realidade. A linguagem e a realidade estão ligadas de uma forma dinâmica. A compreensão de um texto, que a sua leitura crítica permite, implica a percepção das relações entre esse texto e o seu contexto.Ao lermos o mundo, ampliamos a nossa condição humana: alcançamos esferas e percebemos dinâmicas antes invisíveis. Esta habilidade torna-nos sujeitos activos, com capacidade para criar e recriar a nossa vida política, social e individual.
2-Temos hoje inúmeros recursos e instrumentos de apoio à comunicação interpessoal (profissional e pessoal). No entanto, muitas vezes comunicamos mal e de forma ineficaz: a que se deve este paradoxo?
R-Muitas vezes entre o que pensamos e dizemos ocorre um processo chamado dissonância cognitiva. Isto acontece porque cada ser humano possui uma formação biopsicossocial diferente e este background nos informa de diferentes maneiras na fala.
3-Como podemos melhorar as nossas competências de comunicação?
R-Ao entender essa dinâmica invisível por trás da fala que abordo na obra, o leitor estará apto para assumir as rédeas da sua vida, porque existem dinâmicas invisíveis de poder e de influência em cada conversa e relação das nossas vidas. Quando somos capazes de dar nome e sobrenome a essas dinâmicas, entendemos melhor o nosso ser e estar no mundo. Percebemos como podemos conduzir melhor as nossas relações para ter êxito e para exercer a plena potência de sermos quem verdadeiramente somos. Espero que este livro traga protagonismo e uma voz activa ao leitor nas suas relações, no trabalho e na vida pessoal.
__________
Maytê Carvalho
Persuasão
Actual Editora 18,90€