Mário Cláudio: Grande Prémio APE 2020

O escritor do Porto acaba de receber o Grande Prémio de Romance e Novela atribuído pela a Associação Portuguesa de Escritores. Esta distinção deveu-se a Tríptico da Salvação, obra editada em 2019.

Mário Cláudio é pseudónimo de Rui Manuel Barbot Costa, nascido a 6 de novembro de 1941. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, tendo iniciado a sua carreia como escritor com a publicação de Ciclo de Cypris (1969).

Além disso, as suas principais obras Amadeo (1984), Dois Equinócios (1996) e Triunfo do Amor Português (2004) garantiram-lhe alguns dos mais conceituados prémios literários nacionais como o Prémio Pessoa (2004) e o Prémio Vergílio Ferreira (2008).

Em 2019, ao ser questionado sobre a forte componente biográfica na sua obra, Mário Cláudio esclareceu, em entrevista ao Diário de Notícias, “Todos nós somos um outro além daquele que aparentamos e essa condição humana e viagem pelos outros é muito provocadora.”

O autor foi ainda agraciado com os graus de Comendador da Antiga, Nobilíssima e Esclarecida Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, do Mérito Científico, Literário e Artístico (2000) e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2019) pela sua contribuição para o avanço da literatura portuguesa.
__________
COMPRAR OS LIVROS