Manuel Maçães: “A gestão faz-se com base em dados e não por intuição”
Novos Livros-Qual a ideia que esteve na origem deste seu novo livro «O Futuro da Gestão com Business Intelligence»?
Manuel Maçães-Sou professor de gestão e marketing há largos anos (formação ao nível de doutoramento em gestão, estratégia e marketing) e tenho experiência profissional de gestão e de marketing a todos os níveis, além de escrever livros sobre estas matérias, pelo que me pude aperceber que o modo de gerir e de fazer negócios se vai alterar profundamente nas próximas décadas, fruto do aparecimento das tecnologias emergentes. Daí a necessidade de prever o que vai acontecer à gestão, que vai alterar-se profundamente. A gestão, também o marketing e, principalmente, a contabilidade. Diria mesmo que todas as áreas das ciências empresariais e não só. Como sou um gestor e como prevejo grandes alterações na forma de gerir e fazer negócios, quis alertar atempadamente os empresários e os gestores para o futuro que aí vem e, principalmente, alertar os gestores para a necessidade de saber fazer e não apenas conhecer as novas metodologias sob o ponto de vista teórico. No contexto atual dos negócios, a gestão faz-se com base em dados e não por intuição, embora necessária, e para utilizar dados o gestor deve saber fazer e não apenas ter o conhecimento teórico. O objetivo do livro é ensinar a saber fazer. Um bom subtítulo para o livro seria ” O que o gestor necessita saber fazer para ter sucesso”.
P-No país como o nosso em que a esmagadora maioria das organizações são micro, pequenas e médias empresas, o uso de sofisticadas ferramentas digitais de marketing como o PowerBI é desejável. Mas: será possível?
R-Para saber fazer utilizando o PowerBI basta não ser info-excluído. O Capítulo 7 do livro, ensina, passo a passo, a utilizar bases de dados e as técnicas, ferramentas e processos para recolher, analisar e transformar dados brutos em informações úteis para apoiar a tomada de decisão nas organizações. O método passo a passo usado no livro promove uma compreensão profunda do método e ajuda os leitores a desenvolverem as suas competências. Na Parte III do livro apresentam-se casos práticos de resolução de problemas em 4 setores de atividade. Respondendo à pergunta, diria que as metodologias adotadas no livro se aplicam a todo o tipo de empresas e todas elas, cedo ou tarde, serão forçadas a usá-las para terem sucesso nos seus negócios.
P-Pensando no futuro: de que forma as ferramentas de Business Intelligence podem melhorar a competitividade das organizações empresariais que as adoptem?
R-As ferramentas de BI permitem obter um conjunto de indicadores-chave de desempenho, tangíveis e intangíveis, de todas as áreas da empresa (financeira, vendas, clientes, marketing, etc), que os métodos tradicionais não são capazes de disponibilizar. Gerir uma empresa com várias unidades de negócio, centenas ou milhares de trabalhadores e vários produtos, constituía uma tarefa difícil e complexa que era preciso simplificar e que tornasse possível analisar de forma rápida o nível de desempenho e o grau de cumprimento dos objetivos. Para avaliação do desempenho começou a utilizar-se um conjunto de indicadores-chave, os chamados KPI, nas perspectivas financeira, dos clientes, de marketing, das vendas e dos processos operacionais, da cadeia de valor, dos empregados e da responsabilidade social. Os KPI são um conjunto de indicadores usados pelos gestores para perceberem se as suas empresas estão a ser bem geridas ou se estão a desviar-se da estratégia e dois objetivos organizacionais. Gerir sem indicadores adequados é como navegar às escuras, sem rumo. As novas tecnologias, como BI, inteligência artificial, big data analytics, machine learning, Internet das Coisas (IoT) vão criar novos modelos e oportunidades de negócio nos diversos pontos da cadeia de abastecimentos e nas diferentes áreas funcionais das empresas. A vantagem competitiva não está hoje só na liderança pelos custos baixos ou na diferenciação dos produtos, mas na capacidade de dispor de dados que fundamentem a capacidade de tomar decisões eficazes e eficientes.
__________
Manuel Maçães/Maria José Angélico Gonçalves/Cátia Talma Gonçalves
O Futuro da Gestão com Business Intelligence
Actual Editora 27,90€