Manon Rosenboom Alves | Marca Pessoal, SA
1-De que trata este seu livro «Marca Pessoal, SA»?
R- O livro pretende ser um manual com exercícios práticos e casos concretos
para quem precisa de entender melhor qual é o seu fator diferenciador no
contexto profissional e como pode comunica-lo de forma autêntica e eficaz. No
mercado atual, com muitas incertezas e cada vez mais competitivo a nível
nacional e internacional, é pertinente saber como destacar-se dos outros com
base de um profundo autoconhecimento e de uma comunicação integral com impacto
ao nível de comunicação verbal (por exemplo em reuniões e eventos de
networking), comunicação não verbal (os gestos e a postura), comunicação
escrita (por exemplo nos emails), comunicação online (redes sociais) e imagem
pessoal (vestuário e visual).
2- O peso e a força das marcas de produtos, serviços e empresas é conhecido e
consensual: mas qual o impacto da criação da marca pessoal?
R- Se temos uma marca pessoal bem desenvolvida e consistente, ficamos no ‘top
of mind’ das pessoas, o que traz imensas vantagens a nível de novas
oportunidades profissionais. As pessoas irão lembrar-se de nós quando alguém
precisam de uma pessoa com o nosso perfil (função, experiência etc). Assim será
mais fácil de conseguir atingir os nossos objetivos pois a marca pessoal
implica também que nos percebemos bem a nossa missão nesta vida e para onde
queremos ir. Ajuda-nos a focar nas nossas prioridades e facilita para as outras
pessoas saberem os nossos valores e objetivos. No fundo a marca pessoal é o
nosso conteúdo, embalagem e publicidade, tal como acontece como uma marca como
a Coca Cola, Apple ou Google. Quando pensamos nestas marcas sabemos
imediatamente o que querem transmitir e quais são os valores da marca graças a
uma divulgação consistente e clara.
3- Criar, desenvolver e afirmar uma marca pessoal no mercado português é
possível? E Émuito difícil?
R- Claro que é possível e as bases são iguais para qualquer mercado! No entanto
precisamos de percorrer determinadas fases para chegar à definição da marca
pessoal certa para nós, o que explico no meu livro Marca Pessoal, SA – Como
Comunicar, Agir e Vestir a sua Marca Pessoal para ter mais Sucesso. Quando
temos criado esta marca pessoal, é necessário divulga-la o que pode ser feito
através de vários meios, online e presencialmente. Relativamente à divulgação
presencial, o relacionamento interpessoal é fulcral para conseguir desenvolver
a nossa marca em Portugal, pois felizmente as pessoas apostam ainda muito no
contato pessoal para criar confiança e relações duradouras, o que considero uma
caraterística muito valiosa especificamente no contexto da cultura portuguesa.
Depois também não podemos descurar a importância da presença online, cada vez
mais profissional e presente na nossa sociedade. Se é fácil ou difícil depende
de pessoa para pessoa Se tem dificuldades em relacionar-se com pessoas que não
conhece ou se não tem muitos conhecimentos sobre por exemplo como divulgar-se
nas redes sociais, o melhor é pedir ajuda a um profissional e tentar o resto a
fazer e experimentar. O nosso cérebro tem capacidade de aprender coisas novas
em qualquer idade pelo que podemos aprender estas técnicas todas independente
da nossa idade!
__________
Manon Rosenboom Alves
Marca Pessoal, SA-Como Comunicar, Agir e Vestir a sua marca Pessoal para ter mais Sucesso
Editora RH 19,50€
para quem precisa de entender melhor qual é o seu fator diferenciador no
contexto profissional e como pode comunica-lo de forma autêntica e eficaz. No
mercado atual, com muitas incertezas e cada vez mais competitivo a nível
nacional e internacional, é pertinente saber como destacar-se dos outros com
base de um profundo autoconhecimento e de uma comunicação integral com impacto
ao nível de comunicação verbal (por exemplo em reuniões e eventos de
networking), comunicação não verbal (os gestos e a postura), comunicação
escrita (por exemplo nos emails), comunicação online (redes sociais) e imagem
pessoal (vestuário e visual).
2- O peso e a força das marcas de produtos, serviços e empresas é conhecido e
consensual: mas qual o impacto da criação da marca pessoal?
R- Se temos uma marca pessoal bem desenvolvida e consistente, ficamos no ‘top
of mind’ das pessoas, o que traz imensas vantagens a nível de novas
oportunidades profissionais. As pessoas irão lembrar-se de nós quando alguém
precisam de uma pessoa com o nosso perfil (função, experiência etc). Assim será
mais fácil de conseguir atingir os nossos objetivos pois a marca pessoal
implica também que nos percebemos bem a nossa missão nesta vida e para onde
queremos ir. Ajuda-nos a focar nas nossas prioridades e facilita para as outras
pessoas saberem os nossos valores e objetivos. No fundo a marca pessoal é o
nosso conteúdo, embalagem e publicidade, tal como acontece como uma marca como
a Coca Cola, Apple ou Google. Quando pensamos nestas marcas sabemos
imediatamente o que querem transmitir e quais são os valores da marca graças a
uma divulgação consistente e clara.
3- Criar, desenvolver e afirmar uma marca pessoal no mercado português é
possível? E Émuito difícil?
R- Claro que é possível e as bases são iguais para qualquer mercado! No entanto
precisamos de percorrer determinadas fases para chegar à definição da marca
pessoal certa para nós, o que explico no meu livro Marca Pessoal, SA – Como
Comunicar, Agir e Vestir a sua Marca Pessoal para ter mais Sucesso. Quando
temos criado esta marca pessoal, é necessário divulga-la o que pode ser feito
através de vários meios, online e presencialmente. Relativamente à divulgação
presencial, o relacionamento interpessoal é fulcral para conseguir desenvolver
a nossa marca em Portugal, pois felizmente as pessoas apostam ainda muito no
contato pessoal para criar confiança e relações duradouras, o que considero uma
caraterística muito valiosa especificamente no contexto da cultura portuguesa.
Depois também não podemos descurar a importância da presença online, cada vez
mais profissional e presente na nossa sociedade. Se é fácil ou difícil depende
de pessoa para pessoa Se tem dificuldades em relacionar-se com pessoas que não
conhece ou se não tem muitos conhecimentos sobre por exemplo como divulgar-se
nas redes sociais, o melhor é pedir ajuda a um profissional e tentar o resto a
fazer e experimentar. O nosso cérebro tem capacidade de aprender coisas novas
em qualquer idade pelo que podemos aprender estas técnicas todas independente
da nossa idade!
__________
Manon Rosenboom Alves
Marca Pessoal, SA-Como Comunicar, Agir e Vestir a sua marca Pessoal para ter mais Sucesso
Editora RH 19,50€