Luís M. Aires | Ensinar e Aprender Realmente Melhor
1- Qual a ideia que esteve na origem desta obra em 4 volumes
(3 dedicados a professores e 1 a pais)?
R-Foi a convicção de já existirem suficientes conhecimentos
sobre o funcionamento do cérebro e numerosas experiências didático-pedagógicas
que legitimam a aplicação na sala de aulas, e em casa, de estratégias e
procedimentos de ensino mais racionais e menos intuitivos. O que sabemos acerca
da atenção ou da memória oferece uma sólida e seguramente a melhor base de
trabalho para compreender, melhorar e reproduzir as histórias de sucesso da até
agora arte de ensinar. Já não faz sentido ignorar a investigação no domínio
das neurociências e cognição com a desculpa ou o mito de que o cérebro é uma
espécie de caixa negra. Como afirma P. Wolfe, «(…) quanto mais entendemos o
cérebro, melhor o poderemos educar».
(3 dedicados a professores e 1 a pais)?
R-Foi a convicção de já existirem suficientes conhecimentos
sobre o funcionamento do cérebro e numerosas experiências didático-pedagógicas
que legitimam a aplicação na sala de aulas, e em casa, de estratégias e
procedimentos de ensino mais racionais e menos intuitivos. O que sabemos acerca
da atenção ou da memória oferece uma sólida e seguramente a melhor base de
trabalho para compreender, melhorar e reproduzir as histórias de sucesso da até
agora arte de ensinar. Já não faz sentido ignorar a investigação no domínio
das neurociências e cognição com a desculpa ou o mito de que o cérebro é uma
espécie de caixa negra. Como afirma P. Wolfe, «(…) quanto mais entendemos o
cérebro, melhor o poderemos educar».
2- Na abordagem e no conteúdo, quais as novidades que a obra
comporta?
comporta?
R- No mercado editorial existem alguns (poucos) títulos em
português votados a esta temática. São livros interessantes, porém, mais ao
nível teórico que ao nível prático. Os livros que compõem a coleção Ensinar e
Aprender Realmente Melhor, a par de uma contextualizacao teórica sucinta mas
esclarecedora, apresentam (no total) perto de 1000 sugestões ou tarefas
concretas, devidamente justificadas, para o ensino de numerosos tópicos dos
programas oficiais de línguas, ciências e matemática do 2° e 3° ciclos de
escolaridade.
3- No volume dedicado aos pais, sugere um grande
envolvimento deles para o sucesso na aprendizagem: como pode isso acontecer,
sobretudo quando os pais têm vidas profissionais muito absorventes?
R- Bem…, sugiro o maior envolvimento possível. A minha
expectativa é que o pai ou mãe, em cada semana, realize com o educando pelo
menos uma das tarefas didáticas propostas; numa semana poderá ser uma atividade
de ciências, noutra uma atividade de português. Essa experiência, ao longo de
vários anos, enquadrada numa maior compreensão do funcionamento dos cérebro, da
memória, da atenção, permitirá quer aos pais quer aos alunos reconhecer que se
encontra disponível uma abordagem educacional relativamente simples mas muito
prometedora, com visível impacto no sucesso das aprendizagens escolares. Uma
abordagem que os pais podem desenvolver em casa, e que devem reivindicar para a
Escola do século XXI.
português votados a esta temática. São livros interessantes, porém, mais ao
nível teórico que ao nível prático. Os livros que compõem a coleção Ensinar e
Aprender Realmente Melhor, a par de uma contextualizacao teórica sucinta mas
esclarecedora, apresentam (no total) perto de 1000 sugestões ou tarefas
concretas, devidamente justificadas, para o ensino de numerosos tópicos dos
programas oficiais de línguas, ciências e matemática do 2° e 3° ciclos de
escolaridade.
3- No volume dedicado aos pais, sugere um grande
envolvimento deles para o sucesso na aprendizagem: como pode isso acontecer,
sobretudo quando os pais têm vidas profissionais muito absorventes?
R- Bem…, sugiro o maior envolvimento possível. A minha
expectativa é que o pai ou mãe, em cada semana, realize com o educando pelo
menos uma das tarefas didáticas propostas; numa semana poderá ser uma atividade
de ciências, noutra uma atividade de português. Essa experiência, ao longo de
vários anos, enquadrada numa maior compreensão do funcionamento dos cérebro, da
memória, da atenção, permitirá quer aos pais quer aos alunos reconhecer que se
encontra disponível uma abordagem educacional relativamente simples mas muito
prometedora, com visível impacto no sucesso das aprendizagens escolares. Uma
abordagem que os pais podem desenvolver em casa, e que devem reivindicar para a
Escola do século XXI.
_________
Luís M. Aires
Ensinar e Aprender Realmente Melhor (2º e 3º Ciclos)
Edições Sílabo
Guia Prático para Pais: 16,50€
Guia Prático para Professores/Ciências Naturais e Físico-Química 14,30€
Guia Prático para Professores/Português e Línguas Estrangeiras 14,30€
Guia Prático para Professores/Matemática 14,30€