José Tolentino Mendonça: amar um país
CRÓNICA
|J. A. Nunes Carneiro
José Tolentino Mendonça é um dos grandes intelectuais portugueses vivo: sacerdote, professor, ensaísta, poeta, filósofo. Um autor conhecido pela sua enorme capacidade de reflexão e pela perspicácia dos seus textos. Em 2020, foi o orador convidado das cerimónias do Dia de Portugal onde, em poucos minutos e em poucas palavras, conseguiu algumas das melhores ideias sobre o nosso país e sobre a importância de o amar. Esse é o texto que abre este volume a que, depois, se segue um conjunto de textos (também de elevada qualidade) sobre a pandemia e os seus múltiplos efeitos sobre o país e as pessoas.
No Dia de Portugal, o autor defendeu que “o importante a salvaguardar é que, como comunidade, nos encontremos unidos em torno da actualização dos valores humanos essenciais e capazes de lutar por eles”. E reforça: “cada português é uma expressão de Portugal e é chamado a sentir-se responsável por ele”. E esta noção de partilha e de comunidade é ainda expressa, com acutilância: “Portugal é uma viagem que fazemos juntos há quase nove séculos”, considerando essa viagem como “uma grande viagem que fazemos juntos”. Remata: “uma grande viagem é como um grande amor”.
Dos ensaios sobre a pandemia, o autor reflecte sobre o tempo “que não é apenas o cronómetro que me faz correr, mas é pensar de onde venho e para onde vou”. E, aprofundando: “nós não somos apenas seres de presente” pelo que conclui que “nós não temos apenas âncoras, também temos asas”.
Indispensável ler e reflectir.
________
José Tolentino Mendonça
O que é Amar um País. O Poder da Esperança
Quetzal 14,40€