José Matos: “Uma visão global sobre o 25 de Abril de uma forma simples e visual”

1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu novo livro «Atlas do 25 de Abril»?
R-Este livro surgiu depois de publicado o «Rumo à Revolução» em 2023. Numa conversa com o editor nasceu a ideia de fazer um atlas sobre a revolução, que fosse no fundo um livro didático, que desse ao leitor uma visão global sobre o 25 de Abril de uma forma simples e visual. Foi assim que surgiu o atlas e que se enquadra numa colecção de atlas que a editora já publica há vários anos.

2-Podemos considerar que esta é, antes de mais, uma história visual da revolução do 25 de Abril?
R-Em certa medida sim, mas o livro está também dentro de uma linha gráfica que tem a ver com a colecção de atlas que a editora publica. Portanto, o livro não é só mapas e fotos, tem também conteúdo escrito, mas tem uma componente visual forte. Podemos dizer que é um livro agradável à vista e não é muito denso, permite uma leitura fácil.

3-Na pesquisa que realizou para a escrita deste livro, o que mais o surpreendeu em termos de novos factos que permitam uma melhor compreensão da história de Portugal?
R-Este livro não é propriamente um livro de investigação histórica como era o «Rumo à Revolução». É um atlas didático que traz poucas novidades históricas. Eu já tinha muito material sobre o 25 de Abril, desde o primeiro livro que fiz e já sabia o que tinha em mãos. Mas há episódios divertidos que acrescentei e que os leitores vão gostar. Em suma, acho que é um livro sobre o essencial da revolução e que permite ao leitor ter uma visão global sobre os acontecimentos. E acho que preenche uma lacuna, pois não conheço nenhum atlas sobre o 25 de Abril.
__________
José Matos
Atlas Histórico do 25 de Abril
Guerra e Paz  22€

COMPRAR O LIVRO