José Jorge Letria: “A História está repleta de histórias quer devem ser contadas e revisitadas”

1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu livro «Tiro e Queda-Mortes que Mudaram a História»?
R-Entendi que a História está repleta de histórias quer devem ser contadas e revisitadas para melhor podermos compreender a vida e o ser humano em toda a sua complexidade e diversididade.

2-A história poderia ter sido muito diferente sem a morte de alguns dos seus protagonistas: em Portugal, consegue antever o que poderia ter sido a nossa história se, por exemplo, Francisco Sá Carneiro, Sidónio Pais ou Humberto Delgado tivessem tido uma vida mais longa?
R-É evidente que a sobrevivência das figuras citadas poderia ter modificado o curso da História em Portugal  e não refiro nenhuma em especial. Foram mortes que abalaram a vida política e institucional. Sou contemporâneo das de Humberto Delgado  e de Francisco Sá Carneiro e, na minha condição de jornalista  e de cidadão, sei o que o que representaram.

3-Na sua pesquisa sobre estas mais de 50 mortes, o que mais o surpreendeu?
R- Surpreerndeu-me a incapacidade que o ser humano tem, em momentos de ruptura  de mudança e de crise, de causar grandes perdas, sem  conseguir encontrar soluções  que não sejam destrutivas e  profudamente violentas. Mas o ser humano, para o melhor e para o pior, é mesmo assim.
__________
José Jorge Letria
Tiro e Queda_Mortes que Mudaram a História
Guerra e Paz  16€

José Jorge Letria na “Novos Livros | Entrevistas

COMPRAR O LIVRO