Jorge Remondes | Marketing Interno e Comunicação
1- De que trata este seu livro “Marketing Interno e Comunicação”?
R- É uma adaptação da minha tese de doutoramento cujo tema se centrou no estudo do impacto da utilização de novas tecnologias no marketing e comunicação interna das PME´s. O livro apresenta não só uma abordagem teórica sobre o tema mas também os dados recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário junto de 173 empresas da Euro Região Norte de Portugal-Galiza.
2- De forma resumida, qual a principal ideia que espera conseguir transmitir aos seus leitores?
R- Através da leitura do livro fica claro que as novas tecnologias de informação e comunicação têm uma contribuição relevante para a melhoria da eficácia da comunicação interna e das práticas de marketing interno e que o marketing interno e a comunicação interna nas empresas estão ao mesmo nível do marketing externo e da comunicação externa.
3- Em síntese, como considera o estado das empresas portuguesas no que toca a marketing interno e comunicação?
R- O estudo que realizei foi numa região transfronteiriça bem delimitada, mas penso que em Portugal, as empresas podem atingir níveis de eficácia mais elevados quando falamos de marketing interno e de comunicação interna, uma vez que os recursos tecnológicos têm enormes potencialidades que podem fomentar mais facilmente o trabalho colaborativo e a partilha de informação. No entanto, o mercado das tecnologias de informação e comunicação e sistemas de informação nas PME´s está longe de atingir a maturidade.
__________
Jorge Remondes
Marketing Interno e Comunicação
Psicosoma, 19,90€
__________
Jorge Remondes
Marketing Interno e Comunicação
Psicosoma, 19,90€