Jorge Remondes | Marketing Highlights. O Presente e o Futuro
1 – Qual a ideia que esteve na origem deste livro “Marketing Highlights”?
R – A ideia deste novo livro de marketing em Portugal foi abordar não todas, mas 10 das áreas de aplicação do marketing mais relevantes no presente e com uma tendência crescente de importância no futuro. Tal ideia só poderia ser concretizada se desenvolvida com a colaboração de vários especialistas em cada uma das áreas, a saber, Ana Canavarro (Marketing de Retalho), António Paraíso (Marketing de Luxo), Carolina Afonso (Marketing Verde), Danuta Kondek (Marketing de Exportação), Isabel Marques (Marketing Turístico), Jorge Lopes (Marketing Cultural), Jorge Remondes (Marketing Interno), Leonor Reis (Marketing Pessoal), Paulo Madeira (Marketing Ético) e Sandra Alvarez (Marketing Digital).
2 – Como este livro comprova, o Marketing está mesmo a chegar a todas as áreas da actividade humana e das organizações. Mas, será que consegue manter um perfil ético de actuação?
R – O facto do marketing chegar a todas as áreas e organizações é uma evidência da sua importância para a gestão e profissionais. Por isso, só poderá e deverá ser ético.
3 – Que pistas lança este livro para o marketing do futuro?
R – Em cada uma das 10 áreas analisadas foram identificadas implicações para o futuro. Aqui seria demasiado extenso e moroso explanar todas as pistas, mas destaco o facto de o digital ser uma variável comum a todas as áreas de aplicação do marketing assim como a necessidade de olharmos para mercados cada vez mais vastos, sempre com uma estratégia de segmentação, branding e posicionamento adequada.
__________
Jorge Remondes (org.)
Marketing Highlights. O Presente e o Futuro
Chiado 17€