Jorge Remondes | Marketing Digital & E-Commerce


1 – De que trata este livro cuja edição coordenou “Marketing
Digital & E-Commerce”?
R – Trata-se de um livro escrito por quadros empresariais,
docentes do ensino superior e investigadores que pretende ser mais um
contributo para a bibliografia portuguesa, ainda escassa, sobre marketing
digital e e-commerce. Carolina Afonso escreveu sobre as variáveis estratégicas
do marketing digital, David Monteiro apresenta um modelo de gestão de marcas
on-line, Inês Amaral explica como as ferramentas de comunicação digital
promovem consumidores ativos e participativos, eu abordo os social media, em
particular as redes sociais ao nível da monitorização e do desenvolvimento da
inteligência social, e João Neto testemunha como se constroem projetos de
e-commerce com sucesso. O livro está assim organizado em 5 capítulos, sendo
prefaciado por José Daniel Barquero, Diretor Geral da ESERP Business School, em
Barcelona, e José Alberto Claro, Professor da Universidade Federal de São
Paulo. Entretanto, no final do livro são sistematizadas as principais
implicações dos conteúdos desenvolvidos para a gestão de marketing. O livro
possui ainda um site (www.mkt-digital-ecommerce.pt) e contas no Facebook,
Instagram e Twitter para que a conexão entre os autores e os leitores não se
esgote na leitura do livro. Escrever sobre marketing digital e e-commerce exige
uma atualização contínua pelo que a comunicação deve ser permanente. De referir
ainda que este livro editado pela Psicosoma, contou com o apoio da Bizfeira –
Plataforma de Negócios de Santa Maria da Feira e do ISVOUGA – Instituto
Superior de Entre Douro e Vouga.
2 – De forma resumida, qual a principal ideia que espera
conseguir transmitir aos seus leitores?
R – O mais importante é gerir uma organização numa ótica de
marketing, e hoje isso significa que é necessário elaborar uma estratégia
integrada, ou seja, integrar o marketing off-line e o marketing on-line, tendo
sempre em linha de conta que o ponto de partida é o consumidor que assume um
papel cada vez mais ativo e participativo. Por outro lado, a gestão dos social
media em geral, e das redes sociais em particular, exige cada vez mais
inteligência social por forma a que os conteúdos partilhados correspondam às
necessidades dos consumidores, daí ser necessário monitorizar e analisar dados
recolhidos através de ferramentas adequadas a cada caso. Finalmente, o
e-commerce, como canal de vendas complementar, em crescimento contínuo, deve
também ser integrado no mix de distribuição, sendo que cada projeto deverá ser
adaptado a cada segmento. Em síntese, em termos estratégicos, é fulcral no
marketing digital, na comunicação digital e na venda on-line compreender o
consumidor, tal como no marketing, na comunicação e venda tradicional. Em
termos operacionais, dever-se-ão definir quais as plataformas digitais,
ferramentas de comunicação e de venda on-line adequadas a cada segmento, assim
como a política de produto e de preço on-line.
3 – Estamos a viver num ambiente cada vez mais digital  Quais as principais implicações dessa
situação para os consumidores?
R – Os consumidores on-line são mais proativos e têm voz
interligando várias tipologias de conteúdos, facto que nos permite afirmar que
a gestão de uma marca está cada vez mais nas mãos do consumidor. Utilizam
várias ferramentas de comunicação e interagem não só com pessoas mas também com
organizações, publicando por exemplo comentários ou testemunhos. Quando avaliam
alternativas no processo de compra, o canal on-line é cada vez mais visitado
assim como um meio onde tendencialmente se fecha um maior número de vendas.
Portanto, quer no domínio da informação, comunicação e networking quer no domínio
das compras on-line, os consumidores têm hoje mais poder e são eles como
pessoas, o centro de uma política de marketing digital eficaz. O ambiente
digital posicionou as pessoas ainda mais no centro da gestão dos negócios não
só on-line mas também off-line.
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Jorge Remondes (coord.)
Marketing Digital & e-Commerce
Psicosoma