Jorge Remondes: Marketing e E-Commerce


1-Qual a ideia que esteve na origem deste livro «Marketing Digital & E-Commerce»?

R-Este terceiro volume contribuiu para a realização da Trilogia Marketing Digital & E-Commerce, um projeto que começou em 2016 com o lançamento do primeiro volume onde o marketing digital e o ecommerce são abordados numa perspetiva estratégica, e que teve continuidade em 2018 com o lançamento do segundo volume focado na gestão de conteúdos e publicidade online. Como escrevi neste livro, a obra dá razão ao provérbio português “não há uma sem duas, nem duas sem três”. O terceiro volume fecha a Trilogia com a abordagem ao que é considerado no processo de gestão a última etapa estratégica, a analítica. Por isso, o pós título escolhido ter sido web analytics e métricas para redes sociais. Realço mais uma vez que esta trilogia resulta da colaboração de 16 co-autores com conhecimentos e experiências relevantes, tendo o terceiro volume contado com a colaboração de 9 co-autores em 7 novos capítulos.

2-O centro do livro é a importância da avaliação e das métricas: qual é o estado da arte nesta matéria?
R-A este propósito, podemos referir duas perspetivas: o estado da arte referente às evidências da avaliação e das métricas no marketing digital das nossas organizações, e o estado da arte do ponto de vista da literatura existente. Apesar de a COVID-19 ter provocado mais o marketing para o digital, sobretudo nos contextos organizacionais onde a experiência é reduzida, e de ter oferecido oportunidades de crescimento competitivo para as marcas mais experimentadas no digital, se há área no marketing digital onde as evidências são ainda reduzidas é precisamente ao nível da analítica e das métricas, entre outras. Quanto à literatura portuguesa, apesar de já haver contributos notáveis sobre Analytics, ainda existe uma carência de livros nesta área, pelo que considero haver ainda espaço para que outros contributos complementem os já existentes vocacionados para os negócios.

3-Que novas tendências o livro prenuncia?
R-O terceiro volume prenuncia a medição acelerada da presença digital das marcas, a conversão dos dados, não só quantitativos mas também qualitativos, em conhecimento e em vendas. Tendencialmente, a estratégia de marketing digital e ecommerce eficaz e a comunicação customizada através das redes sociais e outras plataforma digitais dependerá da qualidade da analítica quantitativa e qualitativa dado que as necessidades e expectativas dos públicos mudam em períodos de tempo cada vez mais curtos.
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Jorge Remondes
Marketing Digital & E-Commerce
Psicosoma  19,90€
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