Joke Hermsen: A essência da melancolia é o anseio de assombro e de mudança

CRÓNICA
| Daniela Costa

Não estava nada à espera de encontrar a Inês em Óbidos. Depois de nos despedirmos porque estávamos com grupos de amigos diferentes, ela foi ouvir uma conferência na tenda principal do Folio e eu fiquei na esplanada com os meus amigos da Joke Hermsen. Entretanto, ela mandou-me uma mensagem a dizer que eu ia gostar muito de ouvir aquela conversa sobre a melancolia. Melancolia não é um tema em que pense muito, mas confio muito na intuição da Inês e fui. Gostei tanto das ideias da Joke que tive de comprar o livro.
Um dos melhores livros de não-ficção que li. Há uma sensibilidade de cisne branco a navegar em águas serenas que se entrecruza com todos os perigos que podem vir das margens, das profundezas ou do céu. É como quem diz a nossa melancolia é uma experiência tão natural como universal e é inclusivamente bela, porque nos permite ser criativos e solidários.
“Quanto mais tranquilos, pacientes e abertos nos mostrarmos face à melancolia, mais profundo e inevitável será o aparecimento de alguma novidade no nosso interior. Porque a essência da melancolia é o anseio de assombro e de mudança, uma mudança que se prepara a partir do silêncio, afastando-nos temporariamente do mundo.”
Contudo, temos de a proteger dos perigos do populismo, da sociedade de consumo, da escravatura do tempo contado, do medo do desconhecido. Temos de estar vigilantes para não cair na depressão nem na descrença. O amor e a arte, a abertura ao outro e a atenção plena são formas saudáveis de navegar a melancolia.
“O ato de escrever ou criar terá sempre lugar no campo da tensão existente entre o dizível e o indizível, o presente e o ausente, o possível e o impossível, de modo que o que se exprimiu ou representou poderá sempre ampliar-se ou enriquecer-se com aquilo que falta exprimir ou representar.”
__________
Joke J. Hermsen
Melancolia em Tempos de Perturbação
Quetzal  16,60€

COMPRAR O LIVRO