John le Carré: Tudo very British

CRÓNICA
| Rui Miguel Rocha

Não estava a contar ler outro romance do antigo espião. Não só pela sua morte, mas também por ter abandonado alguns dos últimos por enfado (mea culpa?) e por desconfiar de obras póstumas (mas este foi revisto pelo filho após pedido do próprio).
No entanto fui atraído pelo bonito título e por existir um livreiro – que depois vai-se a ver e de livreiro tem pouco.
Li-o de uma penada. A acção desencadeia-se um pouco (mas não muito) mais célere do que nos últimos livros, dá até a entender que este pode ter sido ditado. Quem sabe?
No fundo não arrasta as personagens em demasia e até chega ao ponto da jovialidade. “Ellen solta o seu incomparável cabelo ruivo e deixa-o cair em cascata sobre os ombros nus, conforme praticado por todas as mulheres belas desde o início dos tempos.”
Como sempre fez, dá ideia que não há ninguém em Inglaterra que não tenha um papel nos Serviços Secretos. A não ser que: “ainda para mais, é um bocadinho estrangeiro.”
O anti-Bond por natureza: fatos coçados, pessoas simples e discretas, um pouco aborrecidas. Sobretudo nada de champanhe ou dry martinis, antes um gin rançoso ou um chá. Algumas recomendações: “faças o que fizeres, não te limites a seguir o fluxo. Vai fundo. Fareja corretamente. Nunca vás sozinho, se puderes misturar-te com a multidão. Se tiveres um encontro secreto em Varsóvia e passar lá um autocarro da faculdade, apanha-o. Empresta a tua máquina de escrever a outras pessoas. Empresta o teu Lada, se o tiveres. Deixa que te retribuam com um ou outro favor, mas nunca estiques demasiado a corda. Se alguém for visitar a mãe idosa a Poznan, poderia fazer o favor de entregar este livro, esta caixa de chocolates, a uma amiga?”
E é mesmo disto que se trata.
Mas o que mais gosto é dos diálogos em que um tenta encontrar uma falha sem que o outro perceba e o outro percebe perfeitamente mas finge que não é assim e continuam até algum ou os dois acabarem por se contradizer em pequenas coisas que são tudo.
Tudo very British.
Bela forma de acabar.
__________
John le Carré
Silverview
Publicações D. Quixote  16,90€

COMPRAR O LIVRO