João Pedro Vala: “As ideias vêm sempre postumamente e competem mais aos leitores do que ao escritor”
1-O que representa, no contexto da sua obra, o livro «Campo Pequeno»?
R-Depois do Grande Turismo, senti que precisava de aprender a escrever uma história longa com um narrador na terceira pessoa e, nesse sentido, o Campo Pequeno forma um díptico com o Grande Turismo. Se no meu primeiro livro, eu olhava o mundo a partir de dentro, quis, com o Campo Pequeno, ver ao longe essa coisa estranha a que chamamos «vida». Acho que os livros que escrevemos são sempre uma resposta ao mundo e, descobri agora, uma resposta também ao que escrevemos anteriormente.
2-Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R-O Proust dizia que um livro com ideias é como uma peça de roupa com a etiqueta do preço. Acho que as ideias vêm sempre postumamente e competem mais aos leitores do que ao escritor. Todas as ideias que eu possa ter acerca deste romance surgem depois da escrita, quando o leio e não quando o escrevo. Os meus livros surgem de imagens, não de ideias: o Grande Turismo surgiu de uma imagem do meu passado, que depois ficcionalizei para dar origem ao seu primeiro capítulo. O Campo Pequeno teve como ponto de partida a imagem de um casal mais ou menos da minha idade, ela sentada a um canto da sala a pintar um quadro, ele a comer uma peça de fruta e a ver a SIC Notícias, dias depois de descobrirem que esperavam um filho. Porquê essa imagem e não outra, não vos saberia dizer, mas posso deixar-vos o contacto da minha psicóloga, que talvez tenha uma ou outra ideia a partilhar sobre este assunto.
3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Neste momento, estou a fazer uma pausa que já não deve durar muito antes de arrancar com o meu terceiro romance. Depois de acabar um livro, é-me impossível recomeçar imediatamente a escrever e vejo nestes intervalos a oportunidade de levantar a cabeça e procurar histórias, através de um processo nada metódico e difícil de explicar. Além disso, estou a preparar um outro livro não ficcional, que em princípio será publicado no final do ano ou no princípio de 2025.
__________
João Pedro Vala
Campo Pequeno
Quetzal 17,70€
João Pedro Vala na “Novos Livros” | Entrevistas