João Ferro Rodrigues: “Um ditador usa sempre a defesa de um pretenso bem comunitário para oprimir”

1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu livro “A Era do Nós”?
R- Na base deste livro está a ideia que nas últimas décadas perseguimos a felicidade, o bem-estar e o desenvolvimento económico a olhar para dentro de nós, enquanto indivíduos, e que fomos longe demais nessa busca interior, descurando um aspeto essencial nas nossas vidas: o Outro. Se queremos mesmo ser mais felizes, com maior bem-estar e vivendo num país que produz mais riqueza, devemos pensar mais no bem-comum.

2-Fala no seu livro de uma “bolha restrita” onde todos nós vivemos: de que forma esta bolha afecta a nossa vida?
R- Esta bolha constata-se por exemplo na habitação e na educação. As pessoas vivem cada vez mais em bairros onde só encontram pessoas do seu estrato social. E os alunos frequentam escolas onde o mesmo ocorre.  Essa bolha –  pela sua homogeneidade social e económica – prejudica-nos, porque fragmenta a nossa comunidade em vários grupos que pouco contacto têm entre si, dificultando a nossa procura do bem-comum. Esta bolha torna as nossas vidas mais pobres, com menos experiências transformadoras. Todos ficamos a perder por não sermos expostos à diferença.

3-Numa época em que os autoritarismos crescem e os perigos não abrandam, que propostas apresenta para a democracia do bem comum?
R-O livro elenca um conjunto de propostas concretas, ao nível das comunidades locais e nacionais. Propostas para a habitação, para a educação, para a integração de imigrantes, para a dinamização da concorrência, para o combate à solidão, para enfrentarmos os desafios climáticos e das novas tecnologias. O mais importante é reclamar a defesa do bem-comum pelos democratas que se preocupam com direitos humanos e inclusão. Não permitimos que essa bandeira fique com os extremistas, porque ela é muito perigosa nas suas mãos. Um ditador usa sempre a defesa de um pretenso bem comunitário para oprimir. A melhor forma de o evitar é os cidadãos democratas responderem à necessidade que todos sentimos de mais comunidade, retirando o tapete aos que se aproveitam desse conceito para projetos totalitários.
_________
João Ferro Rodrigues
A Era do Nós
Objectiva  15,50€

COMPRAR O LIVRO