Jeff Bezos inventa e cria a pensar nos clientes
O fundador da Amazon e, hoje , um dos homens mais ricos do mundo reúne nesta obra um conjunto de textos que permitem compreender melhor a sua história empresarial. Na secção “cartas aos accionistas”, expõe as bases da sua filosofia de gestão: uma visão de longo prazo, o poder da inovação, trabalhar de trás para a frente ou como desenvolver novos negócios.
A Amazon teve uma história atribulada que, ao fim de vários anos, começou finalmente a recompensar os investimentos dos seus accionistas. Uma ideia que, provavelmente, muitos empresários subscrevem mas talvez nem todos a usem com a consistência de Bezos: em 2001, afirma que “a lealdade dos clientes é o nosso bem mais valioso” para, logo no ano seguinte advogar que “o que é bom para os clientes é bom para os accionistas”.
Vista a partir do ano de 2022, somos, certamente, tentados a dar-lhe razão. Claro que nem tudo é um mar de rosas e já foram denunciadas várias situações laborais pouco ou nada recomendáveis.
Mas isso não deve obscurecer a filosofia que um pouco contra tudo e contra (quase) todos conseguiu criar, desenvolver e afirmar aquilo que, em tempos, era uma gigantesca livraria. Hoje, já lá podemos comprar electrodomésticos, fraldas, comida e mais uns milhões de produtos.
__________
Jeff Bezzos
Inventar & Criar. Vida e Textos de Jeff Bezos
Planeta 19,90€