Hugo Torres | PME-Plano de Marketing Empresarial

1. De que trata este seu livro?
R-Este livro apresenta uma nova metodologia de construção de Plano de Marketing, baseado em critérios de objectividade, simplicidade e facilidade de construção, estando por isso ao alcance de todos os profissionais, estudantes e interessados no planeamento de marketing, com ou sem conhecimento de base do marketing. Esta metodologia foi especialmente desenvolvida para responder às necessidades das micro, pequenas e médias empresas, e nomeadamente para os seus gestores, que necessitavam de uma estrutura simples e operacional, que lhes permitisse organizar, sistematizar e pôr em prática as tarefas de marketing das suas empresas, bem como compreender o instrumento de uma forma simples e lógica.
2. De forma resumida, qual a principal ideia que espera conseguir transmitir aos seus leitores?
R-Fundamentalmente que o planeamento das actividades de marketing é fundamental para o sucesso das empresas, mas que deve ser feito de uma forma prática e adaptada à realidade de cada empresa, e que não está apenas ao alcance das grandes organizações ou dos conhecedores profundos do marketing.
3. Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Ainda não a escrever, mas já a organizar e recolher informação para um projecto, baseado na mesma lógica de escrita, mas destinado ao sector dos serviços. O objectivo é conseguir criar um conjunto de tarefas de marketing que possam ser utilizadas pelos gestores de micro e pequenos negócios na área dos serviços, de modo a poderem melhorar a análise e interpretação das necessidades e vontades dos seus clientes, melhorando o seu rácio de retenção dos seus clientes actuais.
__________
Hugo Torres
PME-Plano de Marketing Empresarial
Afrontamento