Filipe Carrera: “Eu sou muito preguiçoso”

1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu novo livro «Simplifique!-se – Guia do Preguiçoso Produtivo»?
R-Eu sou muito preguiçoso. Detesto “trabalhar para aquecer”, por isso ando sempre à procura de maneiras de ser mais eficaz e utilizo diariamente ferramentas digitais que me facilitam o meu trabalho, aumentando a minha produtividade e, por que não, a minha felicidade.
Por isso, considero-me um preguiçoso produtivo, mas para muitos colegas sou às vezes visto como um “feiticeiro” do digital, por isso decidi partilhar muitas das minhas “magias digitais” num formato prático e acessível em que o leitor para além de uma explicação de cada uma das dicas fornecidas, tem acesso a vídeos tutoriais que explicam passo a passo como implementar os conselhos que forneço.

2-Nunca tivemos tantos meios digitais para comunicar, gerir, coordenar, trabalhar e interagir com os outros: Corremos o risco de, em pouco tempo, as relações pessoais diretas e presenciais desaparecerem?
R-Não tenho esse receio, acredito que vivemos até há bem pouco tempo um certo deslumbramento com a comunicação digital, muitos erros foram feitos e em geral pessoas e organizações estão a tentar encontrar outros pontos de equilíbrio e até mesmo, a tentar voltar às formas anteriores.
Temos de encontrar um novo equilíbrio em que se adotam soluções adaptadas a cada organização e não apenas por que é “a moda do momento”. Também temos que nos perguntar se todas as interações presenciais anteriores acrescentavam qualquer valor, se muitas vezes criavam desequilíbrios entre vidas pessoais e profissionais.
O grande desafio da atualidade é evitar a poluição comunicacional que destrói por completo a comunicação, qualquer que seja o meio utilizado.

3-O seu livro propõe mais de 160 sugestões para trabalhar melhor num ambiente digital: que resultados (“fazer mais com menos esforço”) podemos esperar se seguirmos os seus conselhos?
R- Em poucas palavras: Ser Mais Feliz! Poucas coisas nos fazem mais felizes que o sentimento de ter completado uma tarefa, e mais felizes somos quando o esforço para tal é menor do que o esperado, por que utilizamos as ferramentas certas nos momentos corretos. O leitor vai encontrar 161 dicas de como utilizar ferramentas digitais, a esmagadora maioria gratuitas, para atingir mais rápida e eficazmente os seus objetivos diários e recuperar o recurso mais escasso da Humanidade, o tempo.
__________
Filipe Carrera
Simplifique!-se – Guia do Preguiçoso Produtivo
Sílabo  14,40€

COMPRAR O LIVRO