Filipa Fonseca Silva: “Falar sobre o que verdadeiramente sentem um pelo outro”
1-O que representa, no contexto da sua obra, o livro «O Elevador»?
R-Sendo este o meu sexto livro, o quarto romance, representa a consolidação da minha carreira literária, após treze anos de muito trabalho, onze dos quais a publicar. Significa também que os leitores gostam do que escrevo e a editora, neste caso a Penguin Random House, acredita no meu potencial. Só falta chegar a mais gente, ultrapassando o preconceito que ainda existe contra as escritoras portuguesas, sobretudo aquelas que não vêm dos meios académicos e pseudo-intelectuais.
2-Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R-A certa altura, comecei a aperceber-me de que muitos casais se esquecem da razão por que estão juntos e, sobretudo, deixam de falar sobre o que verdadeiramente sentem um pelo outro. Às vezes, por medo ou vergonha, outras por cansaço ou rotina. Pus-me a imaginar o que seria preciso para que um casal fosse “obrigado” a conversar e a confrontar-se com o estado da sua relação. Tinham de estar num lugar de onde não pudessem sair durante várias horas e onde não houvesse qualquer tipo de distracção. Surgiu-me um elevador.
3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Estou a terminar o meu quinto romance. É sobre uma octagenária com uma vida surpreendente. Mais não posso dizer, por enquanto. Mas foi uma história real que me caiu no colo e que aproveitei para romantizar. Foi também uma história que me obrigou a investigar muito. Confesso que estou muito orgulhosa e desejosa de poder falar mais sobre ele.
__________
Filipa Fonseca Silva
O Elevador
Suma de Letras 15,95€
Filipa Fonseca Silva na “Novos Livros” | Entrevistas