Fernando Venâncio: a importância da “diferença”

1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu livro “O Português à Descoberta do Brasileiro”?
R-A ideia do livro O Português à Descoberta do Brasileiro é muito antiga. Remonta aos longínquos anos de 1980. Foi então que dediquei vários artigos, aparecidos na nossa imprensa, sobre esse fenómeno novo da introdução de palavras e expressões brasileiras na nossa linguagem diária e na escrita de nossos jornais. Esses velhos artigos foram inseridos no meio do presente volume. Antes e depois dessa secção ‘histórica’, é feita uma actualização dos dados.

2-A oposição entre o português escrito/falado em Portugal e o português escrito/falado no Brasil é fictícia e desnecessária?
R-A oposição entre português europeu e português brasileiro já tem séculos. Aturadas investigações à escrita informal brasileira (cartas, diários e documentação afim) mostram, nos séculos 18 e 19, um crescente distanciamento, sobretudo gramatical, entre a expressão de um lado e outro do Atlântico. No século 20, surge claramente uma ‘norma’ brasileira, cada vez mais distante da nossa. Os linguistas brasileiros dedicam-se, desde 1970, à descrição dessa gramática própria. As diferenças no vocabulário são do conhecimento geral.

3-Será a diversidade da língua portuguesa escrita/falada em todo o mundo a sua maior força?
R-A ‘diversidade’ é uma noção linguisticamente pouco relevante, sendo própria de qualquer idioma e qualquer comunicação humana. A noção aqui importante é a de ‘diferença’. E ela vai-se acentuando, à medida que os decénios passam. Como escreveu o grande linguista português Ivo Castro, chegará um momento em que Portugal terá de escolher entre ter uma língua autónoma e adoptar o ‘brasileiro’, então o novo nome do português. Isto não é necessariamente dramático. Também no passado o galego foi a língua do Reino de Portugal, até os portugueses criarem, a partir dessa, a sua própria língua. O actual processo de afastamento de português e brasileiro vai estender-se ainda por longo tempo, mas não vemos como poderá evitar-se um novo dilema para o nosso idioma.
__________
Fernando Venâncio
O Português à Descoberta do Brasileiro
Guerra e Paz  14€

COMPRAR O LIVRO