Estratégia segundo Adriano Freire


1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu livro Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais?

R-O mundo está a mudar constantemente. Por isso, as estratégias empresariais têm de ser atualizadas com alguma frequência. Assim, o livro «Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais» é o fruto de muitos anos de trabalho com empresas em todo o mundo, de pesquisa bibliográfica e de reflexão pessoal para compreender as práticas estratégicas presentes e antecipar as tendências futuras. Em consequência, para além dos temas estruturais de estratégia, o livro inclui muitos novos tópicos atuais. Por exemplo, em reconhecimento da sua crescente relevância para o desenvolvimento empresarial, a sustentabilidade passa a ser integrada na estratégia. E o texto apresenta mesmo uma metodologia inovadora e prática para quantificar a criação de valor sustentável. Dada a transformação digital em curso na maior parte dos setores, é também prestada uma especial atenção às diferenças de gestão estratégica nos negócios tradicionais e digitais, ilustradas com diferentes modelos de negócio em várias indústrias. Adicionalmente, a obra inclui diversos anexos centrados na vertente comportamental da estratégia. De facto, as práticas modernas de formulação e execução estratégica valorizam cada vez mais a dimensão humana, tanto na perspetiva interna (cultura, liderança, equipas, etc.), como na perspetiva externa (clientes, marketing, vendas, etc.). Assim, este livro aplica o modelo de personalidade apresentado no meu livro Mapa EGOS aos temas comportamentais mais relevantes para a estratégia. Para ilustrar algumas das melhores práticas estratégicas internacionais relacionadas com o tema de cada capítulo, esta obra contém ainda onze breves casos sobre algumas das empresas e grupos económicos de maior sucesso à escala global – Zara, Huawei, Microsoft, Airbus, Airbnb, Toyota, Havaianas, Samsung, Farfetch, Netflix e McDonald’s –, bem como um caso sobre a pandemia do Coronavírus. Desta forma, o livro pretende ajudar os leitores a conhecer e a aplicar as práticas modernas de estratégia empresarial.

2-Portugal, as suas organizações e os seus governos têm sido muitas vezes acusados de falta de visão estratégica sendo que isso condicionou muito do seu desenvolvimento: partilha esta ideia?
R-Na maior parte das organizações e governos a visão não está escrita, apenas reflete os ideais dos seus líderes, comunicados em apresentações, entrevistas ou publicações na internet. Contudo, a manifestação escrita ou verbal da visão não é suficiente para garantir a sua efetiva assimilação. Mais importante que as palavras são as ações concretas dos líderes empresariais e governativos!Nesse sentido, é possível encontrar muitos exemplos de líderes portugueses que, pelas suas palavras e ações, demonstraram capacidade para partilhar visões estratégicas a médio-longo prazo que inspiraram e orientaram as pessoas à sua volta. A título ilustrativo, José Neves dedicava-se à sua empresa própria de calçado. Mas em 2007 compreendeu que o seu amor pela moda, a paixão pela tecnologia e a crescente importância dos negócios online podiam dar origem a uma revolução na indústria: a criação de um destino inclusivo e inspirador para a moda de luxo, ligando os mundos físico e digital. Assim, em 2007 criou a empresa de retalho online de moda de luxo Farfetch… e apenas 11 anos mais tarde tornou-a na primeira firma tecnológica portuguesa a ser cotada na bolsa de Nova Iorque, alcançando uma valorização superior a 5,8 mil milhões de dólares! E em 2019 a Farfetch já é o maior retalhista online de moda de luxo no mundo, tendo faturado mais de 2 mil milhões de dólares… Por outro lado, muitos outros líderes empresariais e governativos nacionais e estrangeiros ainda revelam uma orientação de curto prazo centrada nos seus próprios interesses, prejudicando assim o desenvolvimento estratégico das suas organizações e países… Compete pois a todos nós promover as melhores práticas estratégicas através da compra dos produtos e serviços das boas empresas e do voto nos bons líderes políticos!

3-Esta obra pretende ser mais um manual académico (ou de apoio à formação) ou ambiciona entrar nas organizações e ser um verdadeiro instrumento auxiliar de gestão?
R-O livro Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais é dirigido a um público profissional familiarizado com os conceitos de gestão empresarial, mas todos os restantes interessados nesta temática poderão encontrar uma leitura agradável, ilustrada com mais de 1.500 exemplos práticos de empresas portuguesas e estrangeiras, figuras, tabelas e mapas explicativos. Com vista a apoiar a lecionação das matérias cobertas pela obra no meio académico, é também assegurada a disponibilização gratuita de vários complementos pedagógicos (175 slides e respetivas notas letivas, e questões e respostas para os 12 casos) aos docentes de cursos do ensino superior que adotem o livro como principal bibliografia requerida nas suas cadeiras. Os professores, alunos e executivos podem ainda ir ao site www.strategosinstitute.com para aceder a vários recursos (ficheiros Excel, Powerpoint e Word, relatórios estratégicos, artigos, vídeos, etc.) que os ajudarão a aplicar de uma forma prática os temas abordados neste livro.
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Adriano Freire
Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais
Bertrand  27,70€

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