“As empresas devem compreender estas tecnologias e avaliar como podem ser aplicadas nos seus modelos de negócio ou marketing”

1-Qual a ideia que esteve na origem deste livro O Poder da Web3 e dos Mundos Virtuais para as Empresas do Futuro?
R-A ideia parte da vontade que tínhamos em trabalhar juntos num projecto de Web3 em Portugal. Neste sentido, e uma vez que trabalhamos diariamente nesta área, tinhamos há muito identificado uma enorme lacuna na vertente educacional em tudo o que diz respeito a estas temáticas e, de uma forma geral, a tecnologias emergentes. Existe ainda um grande  desconhecimento pelas empresas do que consiste a Web3 e em que medida este novo paradigma de uma internet descentralizada, fundamentalmente assente em tecnologia blockchain, pode impactar os modelos de negócio existentes. Assim, recorrendo aos contactos que temos neste espaço e que temos vindo a cultivar ao longo dos anos, decidimos convidar os melhores entre os melhores em Web3 em Portugal, desafiando-os à elaboração de um guia com significado e impacto e que permitisse a todos os interessados (empresas ou particulares) compreender certos termos e avaliar em que medida – e em que termos – fará sentido explorar estes novos domínios nas suas empresas e nos seus projetos.

2-De que falamos quando falamos da Web3 e qual o “estado da arte” em Portugal?
R-Por norma temos tendência a assumir que tudo o que acontece em Portugal, em comparação com outros países mais desenvolvidos, está atrasado ou desatualizado. Em Web3, esse não é o cenário de todo. Temos brilhantes profissionais que estão por detrás das mais inovadoras iniciativas de descentralização, e apesar de a maior parte das empresas estar inicialmente sediada fora de Portugal, existe um grande hub e comunidade de Web3 e blockchain em diversas cidades em Portugal, tal como Lisboa, Porto e Braga. Dessa forma, acreditamos que Portugal é e tem sido, na verdade, um território crucial para a evolução da própria indústria e desenvolvimento de novas parcerias e projetos de alcance global.

3-As ferramentas de que se fala e que são abordadas no vosso livro (Inteligência Artificial, Metaverso, Criptomoedas, etc.) podem ser utilizadas com proveito por micro, pequenas e médias empresas?
R-Podem e devem. Porém, o que defendemos, acima de tudo, é que as empresas, para poderem tomar as decisões comercialmente mais acertadas, e para evitarem ter de reagir pressionadas pelo hype que se vive nestes domínios e pelas tendências de mercado, devem antes efetivamente compreender estas tecnologias e avaliar como podem as mesmas ser aplicadas nos seus modelos de negócio ou marketing numa perspectiva viável e com sentido. Foi exatamente por isso que quisemos tocar neste livro em diversas temáticas, como gaming, web3, descentralização, estratégia, comunidade, enquadramento legal, mas, também, criptomoedas, contratos inteligentes e metaverse, para efetivamente dar noções claras sobre os termos e como podem os mesmos ser aplicados em diversas indústrias, numa perspectiva de criação de impacto e de real valor.
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Jorge Silva Martins/Sara Teixeira
O Poder da Web3 e dos Mundos Virtuais para as Empresas do Futuro
Actual Editora   21,90€

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