Elena Migueis: “Mas o primeiro, é sempre o primeiro, é como o amor…”

1-“Ilusão” é o seu primeiro romance: como espera poder olhar para ele daqui a 20 anos?
R- Quem serei eu daqui a pouco!? É uma pergunta um pouco difícil de responder, quando eu própria, coloco o futuro em questão!  Aprendi a trabalhar afincadamente no momento, no presente, o amanhã não o conheço! Todavia, respondendo à sua questão, talvez um dia, no meu presente, eu venha a reflectir, a sentir e até quiçá, reconhecer neste meu primeiro romance “Ilusão”, alguma inocência, arrecadada e transportada do baú do meu passado. Ao dizer isto, recordo-me do primeiro romance do grande escritor José Saramago ” Terra do Pecado”, que escreveu em 1947, que hoje, nada tem a ver com a sua escrita. A isto chama-se evolução, crescimento e muito trabalho.  “é o que fica indelével para a história.

2-Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R- A ideia, se é que posso apelidar de “ideia”….  Isto é: a minha mente, pensava em escrever um conto, mas à medida que decorria o trabalho, as imagens surgiam-me em catadupa, e aturdida pela inspiração que dali advinha, fui confrontada com vários personagens, que de uma forma genuína me pediam vida. Foi surpreendente esta experimentação. E foram eles, as minhas personagens, que me acompanharam ao longo destes quase quatro anos. É fantástico o nosso cérebro, o pensamento surgia-me de forma fluida ou não, dependendo do meu estado de alma, de espírito, e logo o transportava para o papel que em silêncio me esperava com alguma ansiedade.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- Tudo o que me rodeia, inspira-me! Escuto, observo e contemplo, o bom e o menos bom. Nada me é indiferente e tudo que me rodeia e me envolvo, aprendo, e neste mesmo presente estou a escrever entre outros trabalhos, um novo romance.
__________
Elena Migueis
Ilusão
Grupo Criador Editora  20€
(Elena Migueis é o pseudónimo de Laura Macedo Quintas.)