Educação Ambiental

Edgar Gaudiano, Director Geral do Centro de Educação para o Desenvolvimento Sustentável do México e assessor do seu Ministro do Ambiente, Recursos Naturais e Pescas, pretendeu com esta extensa e profunda obra elaborar um trabalho que estivesse de acordo com os acontecimentos que têm marcado os rumos da Educação Ambiental. Estes acontecimentos, segundo o autor, devem articular-se entre si, não só por estarem no campo económico, político ou cultural, mas por se encontrarem nas margens da educação ambiental, campo este que é aqui abordado a partir da dupla postura da “observação participante”.
O autor pretendeu dar continuidade a um debate intermitente que se desenrola, desde a aparição da educação ambiental nos anos 70, até hoje. Segundo ele, este não é um livro de teoria geral da educação ambiental, nem um manual com instruções pormenorizadas sobre como alcançar objectivos pedagógicos. A sua pretensão é, sim, a de auxiliar a pensar sobre o problema da deterioração ambiental e esclarecer como podemos ajudar a trazer soluções a partir da intervenção educativa.
_______________________________________
Edgar Gonzalez Gaudiano
Educação Ambiental
Instituto Piaget