E depois do adeus aos blogues
E depois do adeus… aos blogues
Pertencente à coleção “Retratos” da Fundação Francisco Manuel dos Santos, este volume é dedicado à blogosfera portuguesa, desde que foi determinado o seu começo em 2002, atingindo o seu auge em 2008, e acabando por se desvanecer progressivamente, dando lugar ao atual reinado das redes sociais.
Em nota prévia, o autor Sérgio Barreto Costa partilha o seu auto-enquadramento político e sociológico, esclarecendo que escreve desde Fevereiro de 2017 no seu blogue “Blasfémias” e que este trabalho é fruto da sua experiência como leitor e “não de uma investigação mais ou menos científica”.
É exatamente isso que é fornecido ao leitor deste livro: o acesso a um segmento da realidade filtrado pelas opiniões e avaliações do autor que, numa escrita de cunho marcadamente pessoal, partilha a sua visão sobre os blogues que visitava e outros que ainda visita regularmente.
Segundo o mesmo, a estimativa é que em 2008 existiam cerca de 200 mil blogues em Portugal, tornando hercúlea a tarefa de efetuar um estudo rigoroso e exaustivo. Assumidos todos os pressupostos, avançamos pela descrição pormenorizada de “A Coluna Infame”, considerado o primeiro blogue de sucesso.
Pontilhado de referências cinematográficas, filosóficas e literárias, este livro podia, ele próprio, ser um blogue. As suas entradas têm aquele cunho de crítica embebida em conhecimento de causa e circunstância dos círculos políticos e culturais de um determinado episódio temporal de uma sociedade.
Um texto que acaba por nos despertar para a importância dos blogues no contexto cultural, para os que foram mais marcantes e como se distinguiram, seja pela mensagem ou pelo meio como o fizeram, de nome assumido, através de pseudónimo ou anonimato.
Faz-nos também tomar consciência de como evoluíram para outras manifestações mais ou menos intelectuais, muito ou pouco mundanas, sendo aos poucos substituídos pelos textos do Facebook, Instagram, Twitter e demais redes sociais. Paralelamente, os blogues que ainda prevalecem são tendencialmente sectários, especializados em temáticas como culinária, fitness, lifestyle e afins.
Uma viagem inesperada por uma realidade que, apesar de não estar assim tão distante, pode assim ser revisitada, quase em estilo de memória, segundo o zoom das lentes mordazes do autor.
_________
Sérgio Barreto Costa
A blogosfera portuguesa – Da Coluna Infame ao ocaso de uma era
Fundação Francisco Manuel dos Santos 3,50€/5€ (capa dura)