Dois livros para proteger o ambiente
CRÓNICA
| J. A. Nunes Carneiro
Dois livros que deviam ser vendidos em conjunto pois complementam-se na perfeição: para salvar o planeta, Jonathan Safran Foer defende uma alteração substancial nos nossos hábitos alimentares. Johan Rockström oferece-nos dezenas de receitas saborosas para nos ajudar a encontrar as alternativas necessárias. Ambos os autores (e muitos leitores…) querem ajudar a proteger o planeta, a contribuir para uma solução às dramáticas alterações climáticas que já estamos a viver.
A crueza dos números sobre a crise climática é assustadora. Foer começa por referir: “para cumprir a meta do 2º Acordo de Paris, o orçamento anual de CO2 de um indivíduo não ele exceder as 2,1 toneladas”. E como podemos todos nós ajudar a cumprir essa meta: entre as muitas ideias, o autor responde com uma simplicidade tão via que fiquei perplexo: “Não comer alimentos de origem animal ao pequeno-almoço e ao almoço poupa 1,3 toneladas por ano”, mais de metade do necessário. Portanto, não seria assim tão difícil alterar um pouco os nossos hábitos. O contributo, por simples que seja como este, seria imenso e decisivo.
O livro de Johan Rockström tem inúmeras receitas que faz crescer água na boca… Mas, está longe de ser apenas e só um livro de receitas culinárias para um mundo melhor. No seu capítulo final (“Sustentabilidade e Saúde”), podemos ler 50 páginas de informação detalhada, explícita e significativa sobre a situação actual e os efeitos da nossa alimentação e dos métodos da produção animal necessária para a suportar. Torna-se claro e fácil de perceber como estamos já hoje numa situação insustentável. mas mais claro fica que ainda vamos a empo de inverter a situação. Basta querermos. Todos nós podemos dar uma ajuda. A começar no pequeno-almoço.
Aprendi imenso nas páginas destes dois livros. Uma vantagem suplementar, além da muita informação útil e objectiva: ambos os autores evitam qualquer tipo de escrita dogmática e fundamentalista. Apelam apenas a uma leitura com espírito aberto para o debate das ideias. E, repito, não se limitam a constatar o óbvio (a crise climática). Mostram que há soluções. E que essas soluções dependem, antes de mais nada, da nossa vontade.
__________
Jonathan Safran Foer
Salvar o Planeta Começa ao Pequeno-Almoço
Objectiva 17,90€
Johan RockStröm
Receitas para um Mundo melhor
Arte Plural 18,80€