Diagnóstico: “O primeiro passo para incentivar a mudança é explicá-la”
1-Qual a ideia que esteve na origem da reedição (revista e aumentada) deste vosso livro Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional?
R-Tendo em conta que a primeira edição do livro saiu já no longínquo ano de 2008, é natural que alguns conteúdos necessitassem de atualização. O corpo estrutural do livro continua o mesmo, dado que a maioria dos pressupostos e modelos de diagnóstico organizacional continuam válidos. No entanto, passados cerca de 15 anos, torna-se importante introduzir conteúdos novos. Muita investigação foi feita na área ao longo deste tempo. Daí, o livro deve fazer menção às pesquisas mais atuais.
2-«A incerteza é uma constante», podemos ler logo a abrir: de que forma o correcto diagnóstico organizacional permitirá que as pessoas e as organizações possam encarar este ambiente competitivo tão incerto em que estamos a viver e a trabalhar?
R-Já em 1995, num artigo seminal publicado no Strategic Management Journal, Richard Bettis e Michael Hitt falavam na “nova paisagem competitiva (new competitive landscape)”, onde salientavam exatamente a questão da incerteza que, segundo eles, caracterizava o mundo organizacional moderno. A rápida evolução tecnológica altera a natureza da competição. Isto é ainda mais verdadeiro no século XXI. Veja-se o advento da inteligência artificial, tão discutida ultimamente nos media, e que irá certamente revolucionar o mundo do trabalho nas próximas décadas.
3-Os processos de mudança organizacional nem sempre são considerados como prioritários nas organizações de pequena e média dimensão: do vosso ponto de vista, é possível e desejável que as PMEs portuguesas despertem para esta dimensão estratégica que muitas vezes apenas julgamos importantes em multinacionais e noutras grandes organizações?
R-Tendemos a concordar. Aliás, o natural, em qualquer contexto, é que haja uma certa resistência à mudança. Porquê fazer diferente se sempre funcionou até aqui? Este é o quadro mental de muitos gestores, particularmente nas PME e empresas familiares. O primeiro passo para incentivar a mudança é explicá-la. Esperamos que este livro dê um contributo válido nesse sentido.
__________
Aristides I. Ferreira/Luís F. Martinez
Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional
Editora RH 29€