Daniel Sá | Sports Marketing
R- O livro “Sports Marketing – As Novas Regras do Jogo” dá a conhecer os aspectos únicos do desporto, que permitem a compreensão global do fenómeno e a correcta aplicação do marketing neste domínio. Assumindo uma abordagem prática, o livro compromete-se a apresentar detalhadamente as especificidades do modelo Sports Marketing Game, enquanto ferramenta válida para a gestão eficaz das organizações desportivas.
2- De forma resumida, qual a principal ideia que espera conseguir transmitir aos seus leitores?
R- Ao longo de 135 páginas distribuídas por quatro capítulos, o livro apresenta um vasto leque de casos reais do desporto nacional e internacional e destaca as profundas alterações que se tem operado nesta área na última década. As novas regras deste fascinante e complexo jogo são agora ditadas pelo triângulo fan, show e sponsor. O livro ajuda a perceber o modo como os dirigentes desportivos podem desenvolver fluxos e potenciar cada um destes elementos com vista a fazer do desporto um negócio ainda mais envolvente, espectacular e rentável.
Estabelecer uma imagem positiva da organização desportiva, captar a atenção dos patrocinadores, estimular a adesão de público aos recintos e maximizar os proveitos são algumas das metas a que o marketing desportivo se propõe a alcançar. O livro alerta para as particularidades da realidade desportiva e para a necessidade dos gestores adaptarem e desenvolverem novas práticas de marketing com vista a alcançar os objectivos traçados e a fazer face às dificuldades económicas. A obra dá especial enfoque às nuances que derivam da aplicação de técnicas de marketing a organizações desportivas profissionais, semi-profissionais e amadoras.
3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- No futuro a ideia passa por continuar a escrever sobre esta área, mais especificamente sobre o comportamento dos fans desportivos.
Daniel Sá/Carlos Sá
Sports Marketing
Edições IPAM, 19,95€