Com Jon Fosse: Percorremos os mesmos quilómetros
CRÓNICA
| Maria Joana Almeida
Jon Fosse vence o Prémio de Literatura do Conselho Nórdico com o livro “Trilogia” e é considerado o livro do ano 2021 pelos críticos literários dos jornais Expresso e Público.
O ritmo impregnado que Jon Fosse coloca nesta narrativa traz um compasso acelerado ao coração, compatível com os meandros da sobrevivência. Um jovem casal vagueia de cidade em cidade procurando abrigo, ela grávida e ele prometendo tudo o que o amor dele, nas condições me que se encontram, pode dar. Ao longo desta trilogia assiste-se à evolução da sua história. Às ruas intermináveis, becos e ruelas frias, de fome e miséria. Percorremos os mesmos quilómetros de Asle e Alida.
Jon Fosse descreve a circunstâncias e os enquadramentos cénicos, mas o nosso coração fica preso na dimensão onírica do percurso de ambos. Numa espécie de dimensão bíblica onde o bem e mal estão definidos sem margem para errar nas consequências predestinadas.
De salientar a última parte cronológica deste livro. A beleza na descrição das emoções de Alida. E nós vamos atrás como uma canção a que não é possível ficar indiferente.
__________
Jon Fosse
Trilogia
Cavalo de Ferro 16,95€