Ciência e os seus limites

Jorge Calado estudou engenharia química no Instituto Superior Técnico (IST) e na Oxford University, sendo atualmente professor catedrático no IST. Após a lecionação de uma unidade curricular sobre os limites do método científico dirigida a futuros engenheiros, Jorge Calado publicou “Limites da Ciência” (2016). O livro que aqui se apresenta é uma reedição de abril de 2021 que engloba reflexões sobre a importância de discutir ciência em tempos de COVID-19.
Através de uma linguagem precisa e didática, mas muito bem humorada, o professor começa por apresentar o contexto histórico para grandes invenções e os problemas que estas acarretaram no futuro. No capítulo seguinte, são-nos introduzidos aspetos da construção de conhecimento no seio da academia com especial foco nas questões do financiamento da produção científica e na ética académica, discutindo a questão do plágio e da apropriação de ideias. Finalmente, o autor tece algumas reflexões baseadas na sua experiência enquanto cientista e professor e incentiva-nos a exercitar o pensamento crítico como forma de enfrentar as adversidades contemporâneas.
Em suma, este é um livro essencial para quem deseja navegar um mundo repleto de negacionismo científico no contexto de pandemia e de alterações climáticas. Ao conhecer as fraquezas do método científico, percebe-se que, apesar das suas limitações, esta é uma janela para o autoconhecimento e para a prevenção de desastres futuros.
__________
Jorge Calado
Limites da Ciência
Fundação Francisco Manuel dos Santos  10€

COMPRAR O LIVRO